MOITA VAI SER CENÁRIO DE EVACUAÇÃO DE UMA SIMULAÇÃO DE INCÊNDIO RURAL

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Proteção Cicil, que se assinala a 1 de março, no próximo sábado, 4 de março, pelas 09h30, o sino da Capela da Moita vai tocar a rebate sinalizando o alerta para o início do exercício de evacuação de aglomerados populacionais, que vai acontecer no âmbito do programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” e que vai envolver diversos agentes de proteção civil.

Na noite de terça-feira, 28 de fevereiro, no Clube Desportivo Moitense, decorreu a sessão pública de apresentação desta simulação, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do vereador da proteção civil, António Fragoso; do presidente da Junta de Freguesia da Moita, Franclin Ventura; do comandante sub-regional da Região de Leiria da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Guerra; do comissário da PSP da Marinha Grande, Fábio Camelo; do Comandante dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Ismael Osman; do coordenador municipal de Proteção Civil, Pedro Borges; dos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil; entre outros participantes.

As entidades presentes explicaram a forma como irá decorrer o exercício, cujo objetivo é testar a operacionalidade dos meios envolvidos, mas principalmente criar mecanismos corretos de atuação, que preparem todos os envolvidos para a circunstância de ocorrer uma situação real. Pretende-se também testar a organização e a capacidade operacional do grupo de voluntários; analisar o resultado do exercício para melhorar os procedimentos.

Cerca das 09h30 do dia 4 de março, será simulado o alerta para a ocorrência de um incêndio rural em Figueira de Gomes, na Mata Nacional de Casal da Lebre. Serão acionados os dispositivos que permitam garantir a segurança de 95 habitantes, 35 habitações e 2 unidades fabris, com necessidade de evacuação para os locais de refúgio (Largo da Igreja e Centro Paroquial) e local de abrigo (Salão do Clube Desportivo Moitense).

Apesar de se tratar de uma simulação, estarão no terreno todos os meios operacionais previstos como se de um incêndio rural real se tratasse. A iniciativa é organizada pelo Município da Marinha Grande, em coordenação com a Junta de Freguesia da Moita e os agentes de proteção civil.

Para além das explicações do exercício, foram apresentados o Oficial de Segurança Local, Pedro Cunha, e os voluntários do programa, com entrega de equipamento de proteção individual.

moitex_apresentacao28022023_1
moitex_apresentacao28022023_3