ARQUIVO MUNICIPAL INCORPORA FUNDOS DAS FÁBRICAS CENTRAL E MORTENSEN

O Arquivo Municipal da Marinha Grande incorporou nos seus fundos a documentação relativa às fábricas “A Central” de J. Ferreira Custódio e Jorgen Mortensen Lda./JMGlass, já encerradas.

A documentação será alvo de tratamento arquivístico adequado, nomeadamente avaliação, descrição, digitalização e disponibilização, numa lógica de salvaguarda do património arquivístico empresarial da Marinha Grande.

A fábrica Central foi criada em 23 de junho de 1894, sendo uma das mais antigas fábricas de cristalaria da Marinha Grande. A JMGlass iniciou a sua atividade em 1994, continuando em laboração dois anos depois da morte de Jorgen Mortensen, em 2006.

O arquivo destas empresas, agora sob titularidade do Município da Marinha Grande, poderá esclarecer as suas origens, os negócios comerciais, o alcance da sua ação e dos seus interesses industriais, pautados por novos e outros valores, próprios da era da globalização.

arquivomunicipal2
arquivomunicipal3