PRESÉPIO TRADICIONAL RECEBE VISITAS NO NAC

O Núcleo de Arte Contemporânea, no Edifício da Resinagem, tem patente o Presépio Tradicional de Filipe Ferreira, no âmbito do programa da animação de Natal organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, até ao dia 8 de janeiro, cuja entrada é gratuita.

Na passada quarta-feira, 14 de dezembro, o autor do Presépio fez uma visita guiada a mais de meia centena de visitantes da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande e da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

Filipe Ferreira explicou a organização do Presépio, para o qual foram necessárias 1000 horas de preparação em oficina e 97 horas na elaboração no local onde está exposto. O Presépio tem mais de 1500 figuras, algumas com mais de 50 anos, e dezenas de peças e acessórios elaborados pelo autor. Nos 60 metros quadrados de área expositora, estão 40 metros quadrados de musgo, 300 quilos de areia e 125 metros de cabo elétrico.

No Presépio Tradicional está representada uma aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data: o Nascimento de Jesus. Para a edição de 2022, o autor elaborou novas peças, entre elas, cerca de 30 peças motorizadas, movimentando mais de 150 figuras, trazendo ainda mais realismo a todo o cenário deste Presépio, pensado e criado ao pormenor pelo artista marinhense.

O Presépio pode ser visitado no Edifício da Resinagem, até 8 de janeiro de 2023, de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (últimas entradas às 12h30 às 17h00). A entrada é gratuita.

visitapres2
visitapres3