Hoje
Máx C
Mín C

Curso Atendimento - Técnicas de comunicação

2022/09/08
Formacao tecnicas comunicacao 8set2022 1 728 2500

A Luas&Faluas - Associação para o Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, de mãos dadas com a Oesteconsult - Formação Consultadoria, Lda e com o Colégio O Saltitão, está a organizar o Curso Atendimento - Técnicas de comunicação (com mães/famílias a amamentar e/ou em pós-parto).


Esta formação vai ter a duração de 25 horas e é GRATUITA.


Os formandos recebem subsídio de alimentação no final da formação e será entregue Certificado de Qualificações Profissionais emitido pela Plataforma SIGO.

Porquê esta formação?
Em particular, o período pós-parto é considerado como um período de alto risco para o desenvolvimento de problemas de saúde mental em todo o ciclo vital da mulher. Estão a acontecer muitas alterações físicas e hormonais e mudanças no seu papel familiar, social, profissional e enquanto mulher.
Quando estamos perante estas mulheres, enquanto profissionais ou cidadãos, a forma como comunicamos com elas é absolutamente fundamental para promovermos o seu bem-estar interior... ou para contribuirmos para o aumento da sua vulnerabilidade e mau estar.
O pós-parto não se resume aos primeiros 40 dias após o parto. O pós-parto pode continuar a acontecer quando o/a bebé tem cerca de 5/6 anos.
Cada palavra de apoio à mãe é uma palavra de paz e de boas-vindas à criança. Elas recordam-nos que a mulher é merecedora de todos os cuidados, e que disso depende o futuro daquele bebé e da família.
O aleitamento materno é indiscutivelmente o alimento ideal para os/as bebés/ crianças mas este ainda é um assunto que está envolvido em mitos e muita desinformação.
Conhecer as evidências científicas mas também trabalhar o auto-conhecimento e a compreensão de nós mesmos, ter consciência de como a nossa história, cultura e experiência nos influencia em pensamentos, perspectivas e preconceitos, a forma como aceitamos ou não como verdade o que a sociedade nos traz sobre o que é a maternidade/ paternidade/ ser bebé/ ser criança, ao mesmo tempo que tomar consciência de como isso nos pode condicionar na forma como estamos com estas mulheres, bebés e famílias, torna-se o ponto de partida para esta viagem. Tudo isto é fundamental para uma intervenção e atendimento eficazes e positivos, com base numa comunicação fluida e predisposta à facilitação do bem-
estar.

Data de Início prevista:
8 de Setembro
Horário:
Às Terças e Quintas-feiras, das 19h às 22h
Local:
Colégio O Saltitão
Rua Vale das Aveias, nrº 20, Parceiros, Leiria
Formadora:
Hélia Gomes
Licenciada em Serviço Social
Doula na Gravidez, parto e pós-parto
Conselheira em Aleitamento Materno
Com formação em Amamentação e Saúde Mental perinatal
Conteúdos da formação:
- Aleitamento Materno
- (Des)Construção Social do aleitamento materno
- Perspetiva ecossistémica do aleitamento materno
- Amamentação, vinculação e saúde mental
- Mitos relacionados com a amamentação
- Introdução da alimentação complementar do/a bebé
- Aleitamento após os dois anos
- Desmame
- Habilidades de comunicação com a mãe/ pai em pós-parto
- Julgamento e preconceito mascarados
- A confiança, aceitação e respeito
- Ferramentas de comunicação positiva
- A escuta ativa centrada no outro
- Comunicação não verbal

INSCRIÇÕES (limitadas) ATÉ DIA 1 DE SETEMBRO através desta ficha de inscrição:
https://forms.gle/eSxq7Dtcxa3QzNPc6


Mais informações:
Luas&Faluas - Associação para o Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário
Telf.: 912 877 380| 914338220
Email, com o assunto "Leiria - Atendimento"
formacaoluasefaluas@gmail.com