PIP PARA REVITALIZAÇÃO DAS PISCINAS DE SÃO PEDRO DE MOEL APROVADO

A proposta de revitalização do Complexo Edificado das Piscinas de São Pedro de Moel foi aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal da Marinha Grande, esta terça-feira, 5 de março de 2024, para ali acolher piscinas e um empreendimento turístico, após mais de 10 anos do seu encerramento ao público.

No âmbito da apreciação do respetivo Pedido de Informação Prévia (PIP), foram dadas a conhecer as intenções da empresa proprietária do espaço, para a construção do novo Complexo Turístico das Piscinas, durante a reunião descentralizada da Câmara Municipal, que aconteceu no Edifício Cosmos Azul e Mar, em São Pedro de Moel.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, regozija-se com a aprovação deste PIP, lembrando “a grande importância que representa a requalificação das Piscinas de São Pedro de Moel, para devolver a dignidade de um local que faz parte da memória coletiva dos marinhenses e de todos aqueles que recordam este complexo pelas férias que ali viveram”.

Aurélio Ferreira salienta que, desde o encerramento das Piscinas, em 2013, “muitas foram as tentativas de concretizar a sua requalificação, infelizmente sem sucesso”. O presidente esclarece que, “nos últimos dois anos, intensificámos os esforços e a estreita colaboração do Município com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Gestoliva Imobiliária SA, para se encontrar uma solução viável, sustentável e que respeite os instrumentos de planeamento do território”.

A proposta do projeto que hoje foi conhecida, “é um complexo turístico moderno, com uma arquitetura leve e contemporânea, integrado na paisagem, que vai ao encontro das mais exigentes práticas de sustentabilidade ambiental. É um projeto que respeita a História, os valores e o carisma de São Pedro de Moel. É um projeto aberto a todos, que vai manter a piscina aberta ao público veraneante, como queria o seu primeiro fundador”, acrescenta o presidente Aurélio Ferreira.

“Reabilitar o Complexo de Piscinas de São Pedro de Moel será a concretização de um objetivo e de um sonho, não apenas para a empresa detentora do imóvel, mas também para o Município e para toda a comunidade, que vai requalificar e embelezar a praia de São Pedro de Moel, aumentar a oferta hoteleira, criar postos de trabalho e dinamizar a economia”, acrescenta o presidente.

O arquiteto Paulo Reis Silva, da empresa Saraiva + Associados, enumerou as principais ações de recuperação do edifício existente, para permitir um uso requalificado do espaço mantendo o atual uso de serviços e estabelecendo relação com o uso público de um equipamento que fez parte da memória coletiva da Marinha Grande.

Pretende-se manter os objetivos iniciais, fazendo a adaptação necessária, desagravando a ocupação humana neste troço de costa.

A proposta para a requalificação e adaptação do edifício existentes visa recuperar o conjunto antes construído, inserido na encosta, recuado em relação ao mar, mantendo o espaço exterior o mais livre possível.

Mantém-se o uso de serviços turísticos, com a instalação de um empreendimento de 15 apartamentos turísticos de tipologia T1 e T2, com classificação de 3 estrelas, um ginásio e um kids club. O novo edifício reduz a sua área de construção e redefine o seu volume, assegurando maior harmonia do conjunto com a envolvente. O empreendimento inclui, também, piscinas exteriores, um grande espaço de solário, área de animação infantil e espaços de lazer ao ar livre e um restaurante / lounge / cafetaria com esplanada.

A zona sul é reservada às piscinas, com um grande plano de água e com a piscina de saltos transformada em chapinheiro para crianças, mantendo as pranchas como memória. A piscina grande será redimensionada numa outra configuração.

Paralelamente, foi aprovado outro PIP relativo à construção de um conjunto habitacional, no terreno que confina a nascente com o Complexo das Piscinas, composto por 14 apartamentos, de tipologias T2 e T3, em dois pisos e um piso de cave de estacionamento para 33 lugares (3 dos quais para mobilidade reduzida).

piscinas_sao_pedro_moel_proposta2024_2
piscinas_sao_pedro_moel_proposta2024_4