MARINHA GRANDE DISTINGUIDA COM SELO E BANDEIRA DE “MUNICÍPIO AMIGO DA JUVENTUDE”

O Município da Marinha Grande foi distinguido com o selo e a bandeira de "Município Amigo da Juventude”, com a categoria 4*, pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, no âmbito do III Encontro de Municípios Amigos da Juventude, que decorreu no dia 26 maio, no Centro Logístico de Pinhel.

O selo e bandeira foram recebidos pelo chefe da Divisão do Desporto, Juventude e Associativismo da Câmara Municipal, João Teixeira; e por técnicos daquele serviço, que estiveram presentes no evento.

Esta distinção visa “reconhecer a estratégia e as boas práticas dos Municípios que integram a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude da FNAJ e que desenvolvem políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos e das jovens, destacando-se com uma referência nacional”.

Por encarar a juventude como “um eixo central da sua ação governativa, impulsionando e multiplicando políticas amigas da juventude, que respondam aos reais interesses e aspirações dos jovens do Município, tendo os mesmos como principais protagonistas”, o Município integra esta Rede pioneira e promotora de um efetivo diálogo jovem de base local em Portugal, desde o dia 1 de julho de 2022.

A FNAJ é a estrutura representativa de mais de mil associações juvenis de base local e regional em Portugal e que, por sua vez, movimentam um universo de cerca de meio milhão de jovens.

Em 2020, fundou a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, uma plataforma de contacto que pretende impulsionar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos jovens. Esta rede, que conta com mais de 150 municípios, é pioneira na sua conceção e encontra-se assente em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.

selo_bandeira_municipioamigojuventude_1
selo_bandeira_municipioamigojuventude_2