APROVADO ESTUDO PRÉVIO DA REABILITAÇÃO DA ALBERGARIA NOBRE

A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, na sua reunião de 29 de maio, aprovar o estudo prévio para a reabilitação da Albergaria Nobre para Residência de Estudantes, que vai implicar um investimento superior a 2,4 milhões de euros.

O estudo para os posteriores projetos de arquitetura e especialidades, prevê um investimento de 2.481.680,00, acrescido de IVA, tendo sido elaborado pela sociedade “Fusion Originale International Projects, Unipesssoal, Lda”.

A área a intervir localiza-se na Rua Alexandre Herculano, em pleno centro tradicional da Marinha Grande. A zona onde se insere o projeto concentra uma grande parte dos equipamentos públicos da cidade, desde serviços administrativos, a equipamentos culturais, religiosos e de lazer. Assim, a execução desta obra vai dinamizar e complementar toda esta zona, criando uma maior proximidade entre a comunidade estudantil, a população marinhense e o centro tradicional.

Para além da preservação da fachada da Albergaria Nobre, será de importante relevância a presença do vidro, a maior e mais importante referência na história e desenvolvimento da cidade. considerada a “Capital do Vidro”.

Por trás e a partir da fachada da antiga Albergaria Nobre prevê-se um plano envidraçado, marcado pela verticalidade da fachada pré-existente e da estrutura metálica presente na nova edificação. Em relação à forma do edificado, será potenciado o convívio social, através de um pátio interno exterior, aberto à comunidade marinhense.

Propõe-se uma segunda fachada interior com relação ao pátio, num jogo de vidro de cores, que fará uma ligação com a origem da Marinha Grande e a Indústria vidreira e dará um ar juvenil ao espaço.

O estudo contempla um total de 50 unidades de alojamento, com 76 camas, distribuídas por 3 pisos. Projetam-se quatro setores: unidades de alojamento, zonas de utilização comum, zonas de circulação, zonas de serviço, zona exterior (pátio) e acessos pedonais.

Este é um projeto financiado pela União Europeia NextGeneration EU, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

albergarianobre_residencia_estudantes_projeto2
albergarianobre_residencia_estudantes_projeto3