CRIANÇAS DAS 4 CIDADES REÚNEM-SE NA MARINHA GRANDE

Decorreu esta quinta-feira, 25 de maio, a cerimónia de acolhimento dos alunos e professores que integram o projeto “À Descoberta das 4 Cidades” (p4Cidades), na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.

Os elementos do projeto foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; pela vereadora Ana Alves Monteiro; e pelos diretores dos Agrupamentos de Escolas do concelho.

Na cerimónia de receção, o presidente Aurélio Ferreira afirmou que o p4Cidades se trata de “uma união que tem dado frutos. Esta iniciativa tem-nos permitido partilhar bons momentos entre as quatro cidades. O intercâmbio é um momento único e a ser recordado para toda a vida”.

O presidente acrescentou que os jovens e professores ali presentes “irão adquirir experiências, ouvir as histórias de outras terras e contar as vossas. Vamos continuar este projeto, incentivá-lo, alimentá-lo e vamos torná-lo ainda melhor e ainda maior”.

Na sessão, assistiu-se ao teatro protagonizado pela Escola da Comeira: “Lendas, Figuras e Tradições marinhenses”, produzido em parceria com o grupo de teatro “Teatro à Solta”, e ao filme da autoria dos elementos da Escola Guilherme Stephens.

O programa incluiu ainda visitas ao Museu do Vidro e às oficinas de artesanato de vidro, bem como atividades no Parque Mártires do Colonialismo e nas escolas básicas da Comeira e Guilherme Stephens, que integram o projeto.

“À Descoberta das 4 Cidades” (p4Cidades) nasceu da geminação das cidades do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Stº António, elevadas a esta categoria no dia 11 de março de 1988. Desde então, tem sido feito um percurso alicerçado no conhecimento e intercâmbio destas cidades. Em 1994, com a criação do p4Cidades, abriu-se uma nova janela nesta geminação - a da educação, dirigida às crianças do 1º ciclo do ensino básico.

Neste âmbito, o desafio proposto denomina-se “CONSTRÓI A HISTÓRIA DA TUA TERRA/CIDADE”, que consiste na criação de uma história sobre a sua cidade, teatralizando-a, fazendo um vídeo e partilhando-o entre as escolas envolvidas no p4Cidades.

Esta iniciativa, que une oito turmas do 1º ciclo das quatro cidades irmãs, conta com a participação de alunos, professores e direções dos Agrupamentos de Escolas e autarquias. Além do apoio providenciado pelas Câmaras Municipais, conta-se com o apoio das Juntas de Freguesia das localidades onde as escolas se situam, de assistentes operacionais, pais e encarregados de educação, da comunidade escolar, das associações/comissões de pais, coletividades, entre outros.

p4cidades2
p4cidades3