MÉRITO DOS MARINHENSES DESTACADO NO DIA DO MUNICÍPIO

A Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, foi a oradora convidada da cerimónia do Dia do Município, que decorreu no dia 17 de maio (véspera do feriado municipal), na Casa da Cultura Teatro Stephens.

A sessão contou com a intervenção do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, que salientou que “o momento que vivemos deve fazer-nos lembrar essa missão coletiva que temos e que cabe a cada um de nós, para que, em colaboração, compromisso, solidariedade, partilha e responsabilidade, possamos contribuir para construir uma Marinha… Grande, cada vez maior. Somos uma terra de pessoas com nobres valores humanos, cujos habitantes e empreendedores têm enorme tenacidade, uma terra à qual me orgulho de pertencer”.

A cerimónia distinguiu o mérito dos diferentes agentes do concelho, através da atribuição de Medalhas de Mérito Municipal. O presidente Aurélio Ferreira explicou a intenção “de enaltecer e de prestar o devido louvor a muitas das pessoas e instituições que, nas mais diversas áreas, se destacam e contribuem para a terra de inovação e excelência que somos hoje, que vamos atribuir Medalhas de Mérito Municipal”.

Ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Medalhas de Mérito Municipal da Marinha Grande, foram feitas as seguintes distinções, na sequência de deliberação unânime da Câmara Municipal, de 15 de maio de 2023:

- Medalha de Honra do Município, a Norberto José Guerra Barroca (a título póstumo);

- Medalha Municipal de Mérito Social, à Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiência Mental da Marinha Grande;

- Medalha Municipal de Mérito Cultural, a Alberto Jorge Gama Diniz e a Maria Olinda Gomes Roldão Colaço;

- Medalha Municipal de Mérito Educativo, a Lígia Maria Moreira Pedrosa;

- Medalha Municipal de Mérito Desportivo, a Fernando Manuel da Conceição Alves;

- Medalha Municipal de Mérito Económico, a António da Silva Santos;

- Medalha Municipal de Mérito Humanitário, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria;

- Medalha Municipal de Mérito Científico, a Nuno Guilherme Branco Neto.

Foram ainda homenageados os trabalhadores que completaram 25 ou mais anos de serviço no Município, bem como os funcionários que se aposentaram em 2022, pelos bons serviços, dedicação e empenho à causa pública municipal.

A abertura da cerimónia foi assegurada pelos músicos Paulo Lopes e Samuel Amorim, da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense.