REUNIÃO DO CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL TEM LUGAR NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Decorreu na manhã da passada quarta-feira, 10 de maio, uma reunião do Conselho Local de Ação Social da Marinha Grande (CLAS MG), na qual marcou presença a vereadora Ana Alves Monteiro.

No início da sessão, teve lugar uma apresentação da equipa afeta ao Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), que, no âmbito da transferência de competências em matéria de ação social, se encontra em funções no Município, desde o passado mês de março. O atendimento é efetuado no Arquivo Municipal para as localidades da freguesia da Marinha Grande, estando descentralizado para as freguesias da Moita e Vieira de Leiria às segundas e quintas-feiras de manhã, respetivamente.

De seguida, foi dada a conhecer a medida “Famílias de Acolhimento”. As Técnicas do Centro Social e Paroquial Paulo VI (Sara Faustino, Helena Figueiredo e Sandra Mendes), na qualidade de entidade de enquadramento, apresentaram o serviço de divulgação, avaliação, seleção e acompanhamento de famílias de acolhimento, no distrito de Leiria, que possam integrar uma bolsa de famílias para acolher crianças e jovens, no âmbito da medida de "acolhimento familiar" do sistema de promoção e proteção. Prevê-se que, no decorrer do próximo mês de junho, sejam realizadas sessões de divulgação e esclarecimento dirigidas ao público em geral.

Foi ainda apresentado o Plano de Ação Garantia para a Infância, por Nélia Feliciano, elemento da Coordenação Nacional da Garantia para a Infância, que falou dos objetivos europeus e nacionais no combate à pobreza infantil, versados na Estratégia Nacional da Garantia para a Infância e foi abordada também a necessidade de, em cada território, serem definidos Planos Locais que contribuam para o fim em causa. Para este efeito, prevê-se a constituição do Núcleo Local da Garantia para a Infância.