EXPOSIÇÃO SOBRE SARAMAGO DÁ A CONHECER “UM ESCRITOR DE INQUIETAÇÕES”

Conhecer a vida e obra de José Saramago é o convite da exposição "Um escritor de inquietações", que está patente no Edifício da Resinagem e cuja inauguração ocorreu no dia 8 de abril, numa iniciativa do Município da Marinha Grande, do STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional e da Fundação José Saramago, no âmbito da comemoração do 100.º aniversário do nascimento de José Saramago.

A abertura da exposição contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; do presidente do STAL, José Correia; do responsável pela delegação de Leiria do STAL, Manuel Pereira; do curador da exposição, António Marques; entre outros convidados e técnicos do Município.

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, deixou o convite para o público conhecer esta viagem pelo percurso pessoal e literário do Prémio Nobel da Literatura, que foi "uma figura de relevo e memória, com um percurso muito grande e que passou pela Marinha Grande, registando-o no livro Viagem a Portugal“.

O presidente do STAL, José Correia, lembrou que a exposição reflete muitas das preocupações de José Saramago, nomeadamente “a defesa intransigente da melhoria das condições de vida e as preocupações sociais, numa coerência entre o escritor e o homem”.

O curador da exposição, António Marques, falou sobre os principais factos da vida e da obra do escritor para quem, recordou, “um orador não tem vírgulas nem pontos finais”.

A exposição “Um escritor de inquietações” é constituída por vários painéis que, organizados de forma cronológica, contam um pouco da vida e obra de Saramago, algumas vezes através de citações do próprio, outras vezes com textos do curador António Marques. São apresentados cinco núcleos: textos avulsos que pretendem criar curiosidade sobre a exposição; a imagem do escritor vista através da caricatura; bibliografia de Saramago (com livros cedidos por particulares alguns deles autografados, pela livraria Livros & Companhia e pela Biblioteca Municipal da Marinha Grande; a exposição da vida e obra propriamente dita; e outra secção de textos avulsos.

A exposição estará patente até 17 de maio, no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, podendo ser visitada de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. A entrada é gratuita.

exposaramago2
exposaramago3