Detetados ninhos de vespa asiática no concelho

A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Gabinete de Proteção Civil, identificou a existência no concelho de ninhos de Vespa “velutina” ou asiática (“Vespa velutina nigrithorax”), espécie predadora da abelha europeia.

Alerta-se a população para a adoção de comportamentos que visem a identificação e a disseminação da vespa asiática no concelho. Os cidadãos não devem remover e/ou destruir os ninhos por si identificados.

Devem comunicar diretamente com a Câmara Municipal da Marinha Grande ou com as respetivas Juntas de Freguesia. Podem também utilizar a plataforma eletrónica SOS Vespa (www.sosvespa.pt) ou contactar a linha SOS Ambiente (808 200 520).

Após a comunicação dos casos, é efetuada uma deslocação ao local pelos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil / Gabinete Técnico Florestal. Caso se confirme trata-se de um ninho de Vespa velutina ou asiática, a situação é comunicada à empresa contratada pela Câmara Municipal para o efeito e agendada a destruição do ninho.

O controlo da Vespa velutina ou asiática, é efetuado através da remoção e eliminação dos ninhos com a aplicação de um inseticida, por pulverização diretamente nos ninhos. A Vespa velutina é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera), proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da India, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia.

Na época da primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados. Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar: na apicultura - por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas; e para a saúde pública – não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

A destruição dos ninhos de vespa velutina é financiado pelo Fundo Florestal Permanente.