Orçamento Participativo 2015 aprovado

A Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou na sua sessão de 27 de fevereiro o Regulamento do Orçamento Participativo (ROP) 2015, que irá estar permitir à população a candidatura de projetos que considerem importantes para o concelho.

Para além do afinamento de algumas normas que constavam no ROP do ano passado, institui-se a divulgação dos resultados da votação das propostas em assembleia participativa, convocada para o efeito, por se entender que este é o meio que permite um maior contacto entre participantes e poder público.

Com vista a fomentar uma participação ativa, todas as propostas apresentadas, nas mesas das assembleias participativas, serão aceites, deixando de existir a limitação de duas propostas por mesa, sem prejuízo de cada participante poder, apenas, submeter à apreciação da Comissão Técnica um único projeto.

As fases do OP 2015 são as seguintes:
Conceção – até 15 de abril;
Operacionalização – de 16 de abril a 30 de junho;
Análise técnica das propostas – 01 a 31 de julho;
Reclamação – 03 a 14 de agosto;
Votação – 1 de setembro a 10 de outubro;
Publicitação dos resultados – a partir de 15 de outubro.

Serão aprovadas as propostas mais votadas que no seu conjunto perfaçam o montante previsto em orçamento municipal. A proposta ou propostas vencedoras serão convertidas em projetos pelos serviços municipais, com indicação do respetivo orçamento e do prazo previsto para a sua execução e implementadas no ano seguinte ao da sua votação.