Feriado municipal celebrado a 25 de maio

Este ano, o concelho da Marinha Grande celebra o seu feriado municipal no dia 25 de maio, conhecido como Quinta-Feira de Ascensão ou “Dia da Espiga”.

Este feriado móvel ocorre 40 dias após o domingo de Páscoa e, apesar desta data ter passado a ser considerada como um dia normal, a Marinha Grande manteve a comemoração desta tradição cristã.

O feriado municipal é assinalado pela população através da realização de piqueniques no Pinhal do Rei para convívio e reunião das famílias. A efeméride foi instituída em 1964 sob proposta do presidente da Câmara, pelo facto de, naquela altura, este dia ser feriado com descanso para o comércio e indústria.

É tradição levar-se como ementa para o piquenique coelho com ervilhas e pastéis de bacalhau. É costume apanhar-se a “espiga”, composta por espigas de trigo, uma papoila, um ramo de oliveira, alecrim ou rosmaninho, que se guarda até ao ano seguinte para dar pão, sorte e proteção.