Controlo do escaravelho da palmeira

A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, na sua reunião de 21 de janeiro, emitir parecer favorável à contratação da prestação de serviços de controlo do escaravelho da palmeira.

Em resultado do levantamento efetuado pelos serviços municipais, serão adotadas como medidas o abate dos exemplares sem recuperação e o tratamento químico dos restantes.

A contratação do serviço de controlo do escaravelho da palmeira nos jardins e espaços públicos implicará um investimento para o Município de cerca de 18 mil euros, acrescidos de IVA.

A Câmara Municipal apela aos proprietários para que procedam também ao diagnóstico do estado sanitário das palmeiras que sejam da sua responsabilidade, de modo a ser possível a eliminação das árvores irremediavelmente perdidas e o tratamento das que se encontram em fase inicial de contaminação. A intervenção requer cuidados especiais, pelo que devem ser adotadas as medidas que garantam o controlo da praga e a segurança e saúde dos intervenientes.

A praga Rhynchophorus ferrugineus (Olivier), mais conhecida por escaravelho da palmeira, atacou cerca de 30 tipos de palmeiras. Conhecem-se como sintomas a copa irregular ou achatada, folhas soltas do centro da palmeira, folhas recortadas caídas no chão, orifícios na base das folhas e copa, casulos no chão na área envolvente da palmeira.

Pode ainda identificar-se a sua existência pelo ruído produzido pela atividade alimentar das larvas e o odor resultante da putrefação dos tecidos internos da palmeira.

O escaravelho propaga-se mais na primavera e no verão, pelo que o tratamento de prevenção deverá ocorrer preferencialmente neste período.