Museu do Vidro de parabéns

A pensar na população, sobretudo no público infantil, a Câmara Municipal da Marinha Grande vai realizar atividades comemorativas do 17º aniversário do Museu do Vidro, que se assinala a 13 de dezembro.

Ateliês educativos, teatro infantil e visitas gratuitas às exposições constam do programa, que decorre nos dias 12 e 13 de dezembro e para os quais a participação é gratuita. Integram-se numa iniciativa mais vasta designada “Viver Natal com M. Grande”, organizado pelo Município e que pretende assinalar a quadra festiva que atravessamos, dinamizar o centro da cidade e divulgar os equipamentos culturais municipais.

A Câmara Municipal convida a população a participar nas atividades e a visitar o Museu do Vidro, que reúne coleções que testemunham a atividade industrial, artesanal e artística vidreira portuguesa, desde meados do século XVII/XVIII até à atualidade. Trata-se do único museu especificamente vocacionado para o estudo da arte, artesanato e da indústria vidreira em Portugal.

O programa do 17º aniversário do Museu do Vidro é o seguinte:

12 de dezembro . sábado

10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Demonstrações de fabrico e decoração de vidro ao vivo

16h00 | Atelier de pintura sobre vidro – Luminária de Natal
Recorrendo à técnica de pintura sobre vidro, através da aplicação de tintas com recurso a esponjas ou pincéis, as crianças são convidadas a realizar uma luminária de vidro a partir de um boião ou frasco de vidro.
Duração: 1h30m
Destinatários: crianças dos 3 aos 10 anos de idade.
Nº máximo de participantes: 20 (inscrições por ordem de chegada)
Inscrições | Data limite para a realização de inscrições: 11 de dezembro, pelo telefone 244 57 33 77 ou por email: servico.educativo@cm-mgrande.pt.
As inscrições deverão conter nome, idade e contato móvel.
As crianças até aos 14 anos só poderão participar se acompanhadas por um adulto.

13 de dezembro . domingo

10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Demonstrações de fabrico e decoração de vidro ao vivo

10h30 | Atelier de construção de mobiles em vidro | Bubble Glass Store
Este atelier consiste na construção individual de um mobile a partir de pendentes em vidro (estrelas, peixes, luas) e diversos materiais recicláveis (madeira, cordas, lãs, entre outros).
Duração: 2h00m
Destinatários: crianças dos 6 aos 12 anos de idade.
Nº máximo de participantes: 20 (inscrições por ordem de chegada)
Inscrições | Data limite para a realização de inscrições: 12 de dezembro, pelo telefone 244 57 33 77 ou por email: servico.educativo@cm-mgrande.pt.
As inscrições deverão conter nome, idade e contato móvel.

Museu do Vidro
15h30 | Teatro de robertos em vidro “Uma cadela amarela e os vários amigos dela” | Bubble Glass Store
Quantos são os amigos da Cadela Amarela? E quem são? Porque é que, naquele dia, se juntaram todos à beira-mar? Uma história divertida, ternurenta e potenciadora de muitas aprendizagens.
Classificação: Maiores de 3 anos.

Museu do Vidro
16h30 | Parabéns ao Museu

Nos dias 12 e 13 de dezembro as entradas no Museu do Vidro são gratuitas, podendo ser visitado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.