Presépio Tradicional em exposição no Edifício da Resinagem

O Edifício da Resinagem, situado na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, tem exposto um Presépio Tradicional, da autoria de Filipe Ferreira, até ao dia 8 de janeiro. A entrada é gratuita.

O presépio foi inaugurado no passado domingo, 28 de novembro, na presença de cerca de duas centenas de pessoas e ficará em exibição no âmbito da programação “Viver Natal com M. Grande” organizada pela Câmara Municipal.

A mostra é da autoria de Filipe Ferreira que, desde o ano 2000 elabora um presépio no exterior de uma casa da Rua dos Carneirinhos, no lugar Comeira, Marinha Grande.

O Presépio Tradicional ocupa uma área de 20 metros quadrados com diversas peças em movimento, com cascata, fontes de água e comboio. É composto por mais de 600 figuras e outras peças, algumas com mais de 50 anos e outras criadas por Filipe Ferreira, como o cruzeiro, representação da quebra das panelas, bandeira do rancho e crianças no baloiço.

Podem ainda ser apreciados mais de 40 acessórios, entre peças em movimento (moinhos, parque infantil, nora com burro, cascata com rio, homem a subir o pau do sebo, etc), tendas do mercado, tasca, coelheira, galinheiro, oficinas e padaria, arcos de festa iluminados, depósitos de águas, pontes, entre muitos outros.

Este Presépio tem como curiosidades o facto de ter obrigado ao investimento de 200 horas de preparação em oficina e 50 horas de elaboração do Presépio no local. Tem 20 metros quadrados de musgo, 30 kg de areia nos caminhos e 100 metros de cabo elétrico.

Esta representação cristã do Natal foi elaborada com a colaboração de José Paulo Ferreira, José Augusto Ferreira e Carlos Santana.

O Presépio Tradicional pode ser visitado gratuitamente no Edifício da Resinagem, até ao dia 8 de janeiro, de terça a domingo, das 10h00 às 13h00, das 14h00 às 18h00 e das 19h00 às 21h00. Encerra nos dias 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro.