Projetos do OP 2014 em execução

As duas propostas selecionadas no âmbito do “Orçamento Participativo 2014” encontram-se a ser executadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

A proposta relativa ao "Fornecimento e aplicação de sistema de tratamento primário por ultravioletas e controlador para tanque da Piscina Municipal da Marinha Grande" vai ser executada até ao final do mês de agosto, devido ao encerramento da piscina para férias, condição necessária à sua execução.

A segunda proposta selecionada relativa à “Beneficiação da Escola Básica 1 do Engenho“ prevê intervenção no espaço exterior, com o reforço do equipamento infantil existente, e no edifício, com a criação de um espaço polivalente (sala de atividades).

A intervenção no recinto exterior da escola está em curso com a instalação de um novo equipamento de jogo e recreio, destinado a reforçar a capacidade de resposta do espaço ao número de alunos que frequentam o estabelecimento. O novo brinquedo designado “Torre Escalada” tem capacidade para 30 utilizadores em simultâneo, com idades entre os 3 e os 12 anos.

O projeto de beneficiação da EB1 do Engenho prevê ainda a criação de um espaço polivalente, sala de atividades e beneficiação da cantina encontra-se executado, devendo as obras ter início ainda durante as férias escolares.

Para a reparação e requalificação acústica do espaço da cantina será substituído o teto falso existente, dado o estado de degradação em que se encontra. A solução preconizada, com aplicação de teto em placas de fibra de madeira e cimento, pretende reduzir os níveis de incomodidade em termos de ruído interior do espaço de refeições. No pavimento aplicar-se-á piso vinílico acústico termosoldado.

Será criada uma sala de atividades polivalente com aproveitamento do pátio coberto no tardoz da sala de aula da entrada sul. Este novo volume implica a demolição da cobertura e arcos do pátio até aos limites do corpo dos sanitários e a sua substituição por uma nova sala de atividades com uma área de cerca de 80 m2 para poente.

A empreitada compreende também algumas intervenções consideradas complementares e que incluem a substituição dos tubos de queda pluvial da cantina, substituição da rampa de acesso para mobilidade condicionada e substituição das portas de acesso aos sanitários e entradas traseiras do hall das salas de aula.

Em ambos os casos, foram chamados os autores das propostas, que tomaram conhecimento da forma de concretização destas intervenções.