“Transumância: Atmosfera” no NAC

O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro (NAC), situado no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, vai inaugurar a exposição “Transumância: Atmosfera”, da artista plástica Regina Rodrigues, no próximo sábado, 29 de novembro, pelas 16h30. A entrada é livre.

A mostra estará patente até ao dia 14 de dezembro, sendo organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande – Museu do Vidro, pela VICARTE - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. E pela Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil).

A artista brasileira Regina Rodrigues está a realizar um pós-doutoramento na Unidade de Investigação VICARTE (Vidro e Cerâmica para as Artes), intitulado "Opacidade e transparência: o campo ampliado da cerâmica e o hibrismo técnico-construtivo".

Nesta intervenção artística, a artista procura alargar o nosso campo de visão relacionado com o modo de ver a cerâmica nos dias de hoje. Propõe um diálogo entre o vidro e a cerâmica numa construção criativa e audaz, numa linguagem própria da arte contemporânea.

Estas duas artes do fogo, seculares, estão desde sempre associadas à perene relação cerâmica/vidrado (vidro). No entanto, a proposta aqui exposta pela artista transpõe muito mais do que esta relação preexistente, aponta uma nova linguagem e uma nova relação onde as peças são formadas num diálogo constante.

O vidro, assume agora, não apenas um papel de revestimento da obra cerâmica, transcende a ideia de suporte, é obra autónoma.

Na exposição “Transumância: Atmosfera”, patente no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu de Vidro da Marinha Grande, é apresentado um conjunto novo de obras que emergem do solo, idealizadas e concebidas para este espaço.

Outros elementos fazem parte das suas composições, como o cobre ou a corda, tricotados com eximia paciência e que se encontram interligados com as obras.

Muito mais que cerâmica ou vidro, a obra de Regina Rodrigues é escultórica, onde da eleição de materiais centenários, emergem obras que nos fazem repensar o lugar da cerâmica e do vidro no panorama da arte actual.

A exposição “Transumância: Atmosfera” estará patente no NAC, de 30 de novembro a 14 de dezembro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

A entrada é gratuita.