Percurso pedestre na Praia da Vieira

A Câmara Municipal da Marinha Grande convida todos os interessados a participar no percurso pedestre da Praia da Vieira “Percurso de Pequena Rota PR1”, no dia 21 de junho (domingo), pelas 09h30, tendo o seu início junto à foz do Rio Lis na Praia da Vieira.

Será efetuada a concentração no Jardim Stephens, na Marinha Grande, pelas 9h00, para quem pretender transporte em autocarro para a Praia da Vieira. O percurso terá a extensão de 11 km e um grau de dificuldade reduzida.

A realização deste percurso insere-se no âmbito da apresentação do Guia da História e Natureza - Praia da Vieira, que terá lugar no dia 21 de junho de 2015 (domingo), pelas 15h30, na Biblioteca de Instrução e Recreio na Praia da Vieira, por iniciativa da Câmara Municipal da Marinha Grande, a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, o Instituto de Conservação Nacional das Florestas e o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

O objetivo desta ação assenta na promoção do turismo ambiental e cultural naquele aglomerado urbano, dando a conhecer os recursos ambientais e culturais locais e rentabilizando as infraestruturas pedonais e cicláveis existentes.

Neste âmbito, a Câmara Municipal assegurou a promoção da requalificação ambiental da área de intervenção e o reforço do ecossistema estuarino que a caracteriza, bem como a salvaguarda dos valores naturais, com ganhos significativos ao nível da qualidade de vida da população residente, das condições de acolhimento para os veraneantes e das atratividades para novos tipos de utilização, mais sustentáveis e amigos do ambiente.

O percurso da Praia da Vieira visa ainda divulgar os recursos endógenos e sensibilizar a população para a necessidade de proteção deste ecossistema costeiro.

O percurso implementado é circular, tem início e fim na foz do rio Lis, Praia da Vieira e estende-se por 11 Km de paisagens e habitats diversos, desde as margens e zona estuarina do rio Lis, passando pela frente marítima do aglomerado urbano da Praia da Vieira, alguns troços da Mata Nacional e do sistema dunar.

Ao longo do percurso são tratados conteúdos históricos, etnográficos e ambientais relacionados com as várias áreas, locais e temáticas identificadas.