Semana de Educação e Juventude foi um sucesso

Semana educa  o1 1 728 2500

Mais de uma centena de atividades, participadas por milhares de pessoas, constaram de um vasto e ambicioso programa que constituiu a XV Semana da Educação e Juventude (SEJ), que decorreu na Marinha Grande, de 2 a 6 de abril e se sagrou um sucesso.

As atividades realizadas pela Câmara Municipal, pelos Agrupamentos de Escolas e demais instituições ligadas ao ensino no concelho, desde o pré-escolar ao ensino superior, levaram milhares de participantes aos espaços expositivos localizados no Centro Tradicional da cidade e às várias escolas.

O tema da 15ª edição foi a “Multiculturalidade”, em torno do qual se retrataram as culturas de diferentes Países do mundo, com enfoque para as 24 nacionalidades dos alunos que frequentam as escolas do concelho.

Realizaram-se exposições, conferências, workshop’s, espetáculos e atividades desportivas, destinadas à comunidade escolar, nunca esquecendo a população em geral a quem se pretendeu dar a conhecer o trabalho desenvolvido nos diversos estabelecimentos de ensino público e privado.

A sessão de encerramento ocorreu no dia 6 de abril, na Casa da Cultura Teatro Stephens, durante a qual a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, recordou que “se pensarmos que esta iniciativa teve o seu início em 1994, percebemos como ao longo de 25 anos, as escolas, alunos, professores e pais colaboraram nestas iniciativas em conjunto com a Câmara Municipal da Marinha Grande”. O envolvimento de todos “é a prova que, quando as causas como a educação têm esta relevância, as ações perduram no tempo e todos os principais atores continuam a dar as mãos nesta excelente parceria”.

Cidália Ferreira destacou que na Semana da Educação “continuamos a ter a excelência dos projetos educativos”, razão pela qual parabenizou todos os que estiveram envolvidos na organização do evento, “desde a direção de Agrupamentos, aos professores, alunos, auxiliares de educação, pais e encarregados de educação, funcionários da autarquia e vereadora Célia Guerra”. “Este evento continua a pôr a Marinha Grande na vanguarda do que são os valores fundamentais da formação das nossas criança e jovens”, continuou.

Reportando-se ao tema deste ano da SEJ, a presidente da Câmara salientou que o mesmo “leva-nos a refletir sobre a nossa terra e a vinda de Guilherme Stephens, em 1769, para a Marinha Grande”, pelas mãos de quem “chegou o desenvolvimento industrial, a educação e a cultura”. “Há 250 anos que somos multiculturais, porque sabemos integrar e conviver com todas as culturas trazidas pelas mãos dos estrangeiros que vêm para a nossa terra, quer como empresários, quer como trabalhadores, acolhendo-os de braços abertos, valorizando-os e crescendo em conjunto, transformando o nosso concelho numa terra melhor onde sabemos viver como irmãos”, continuou.

Valorizando a importância da educação para o atual executivo, Cidália Ferreira fez ainda referência a alguns investimentos municipais como a já executada requalificação da Escola Guilherme Stephens, a requalificação em curso da Escola da Moita e os projetos para dois centros escolares, um na Marinha Grande e outro em Vieira de Leiria, e a beneficiação da Escola João Beare.

A vereadora da Educação, Célia Guerra, admitiu que “o trabalho dos professores e educadores é de extrema importância nesta área, pois permite perceber o que pode e o que está a ser feito para integrar as crianças de nacionalidade e culturas diferentes na sala de aula e mostrar a todos nós que a diversidade cultural pode ser uma mais-valia para todos os intervenientes no processo educativo”.

A autarca disse que é importante que os alunos “enriqueçam os seus conhecimentos com valores como a igualdade, a diversidade e o respeito. Estes dias foram repletos desses ensinamentos”, uma vez que “a educação intercultural promove o conhecimento dessa diversidade, como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos nós, desenvolvendo a interação social e o sentimento de pertença à nossa comunidade”.

Célia Guerra agradeceu a todas as pessoas e entidades que estiveram envolvidas na organização da SEJ e que contribuíram para o seu sucesso.

Também o presidente da Assembleia Municipal, Luís Guerra Marques, salientou o papel da educação dizendo que “é um dos fatores essenciais da nossa vida, pois sem cultura e educação não é possível viver o presente nem planear o futuro.

O tema da multiculturalidade “é de enorme importância para o nosso concelho, porque é uma tema que atravessa a Marinha Grande desde os seus primórdios”, porque veio muita gente para a nossa terra, de muitas culturas de muitos pontos de Portugal, que nos ajudaram a construir a terra que hoje somos. Sem essas pessoas não éramos aquilo que somos hoje”, concluiu.