Judocas Marinhenses com forte presença no Junior European Judo Cup

O Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra, acolheu no fim-de-semana de 16 e 17 de março o Junior European Judo Cup, prova integrada na IJF (Internacional Judo Federation) World Judo Tour. A competição contou com a presença de 491 atletas (288 masculinos e 203 femininos) oriundos de 32 nacionalidades, todos eles com o objetivo pontuar no Ranking Mundial de Juniores. Com a presença de alguns do melhores judocas do panorama mundial, a comitiva Lusa colocou nos Tatamis 106 judocas em busca do acesso ao campeonato europeu de juniores, que este ano se realiza em Vaatan, Filândia, de 12 a 15 de setembro.

O Judo Clube da Marinha Grande, representou Portugal com Joana Rocha (-57kg), Bernardo Roque (-60kg), Tiago Barreiros (-66kg) e Simão Pereira (-73kg) sobe a orientação do Professor João Teixeira e Mestre António Saraiva, numa das provas mais importantes do calendário internacional de judo. Bernardo Roque (atleta ainda cadete) foi o primeiro marinhense a disputar a prova defrontando o experiente Daniel McCristal (3º classificado no Coupe Canada Cup Juniors Montreal / 2018).

Depois de um início de combate bem disputado e com supermacia lusa, Roque é projetado pelo Canadiano, tendo sido imobilizado em Katagatame, afastando-o precocemente da prova. Por seu turno, Tiago Barreiros (-60kg) encontrou nos tapetes da cidade dos estudantes o Italiano Filippo Cicciarella vice-campeão da edição de 2018. Num combate muito equilibrado com forte determinação e rigor técnico e tático, o Judoca Marinhense após os quatro minutos regulamentares do combate levou o duelo para o “golden score”.Na "prorrogação" do combate o italiano projetou pela vantagem mínima de “Wazari” afastando Barreiros da prova.

Simão Pereira competiu na categoria (-73kg) com a presença de 53 atletas, tendo como cabeça de série da sua poule João Fernando (Vice-Campeão Europeu de Juniores em 2018). No seu combate de estreia o judoca marinhense defrontou o Espanhol Fernando Fernandez, num combate bastante disputado ao nível das pegas (kumikata). O atleta da cidade do vidro viria a ser contraatacado após a execução de um Uchi-mata dando vantagem ao madrileno com “Wazari”. Na tentativa de levar vantagem sobre o seu adversário, e com uma atitude muito próativa, Pereira acabou por ser afastado após um novo “Wazari” utilizando ippon ippon seoi nage.

Joana Rocha, após uma honrosa medalha de bronze no nacional de juniores (2019) apresentou-se na prova com uma vontade enorme de pontuar. Encontrou pela frente a Italiana Giovanna Fusco (3ª Classificada no campeonato do mundo de cadetes/2017 e vice-campeã europeia de cadetes/2017). Apesar do enorme palmarés da atleta Italiana, Rocha realizou um combate muito inteligente dominando grande parte do combate. Depois de ter conseguido obter uma vantagem mínima, Fusco segurou o combate até aos segundos finais, recorrendo por inúmeras vezes ao “anti-judo”, evitando os ataques, sendo penalizada com dois “Shidos” (castigos). A prova viria a ser ganha pela Holandesa, Pleuni Cornelisse.

Depois da prova internacional, os jovens judocas Marinhenses participaram no “EJU Junior Training Cup” com o objetivo de melhorarem as suas competências técnico táticas.

João Martins (-55kg), Pedro Teles (-55kg), Bernardo Roque (-60kg) e Joana Rocha (-57kg), atletas de elevado potencial desportivo do Judo Clube da Marinha Grande competirão já nos dias 6 e 7 de abril em Teplice, República Checa e 27 e 28 do mesmo mês em Berlin na Alemanhã nas Provas inseridas no Cadet European Judo Cup em busca dos pontos para participarem no campeonato da Europa de Judo de Cadetes.

Fotos da Competição https://www.facebook.com/pg/jcmg2004/photos/?tab=album&album_id=1255273154637738

Fonte: Judo Clube da Marinha Grande

JudoClube1