Maior convenção de jogos de tabuleiro do País realiza-se no concelho

O concelho da Marinha Grande recebe a XIII edição do LeiriaCon, a maior e mais antiga convenção de jogos de tabuleiro em Portugal, que decorre de 14 a 17 de março, no Hotel Cristal Resort and Spa, na Praia da Vieira, freguesia de Vieira de Leiria.

O evento é oganizado pela Associação Projeto Spiel Portugal, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Desde 2007, centenas de jogadores, entusiastas, famílias e meros curiosos juntam-se nesta convenção com o único objetivo de jogar jogos de tabuleiro modernos e, em última análise, se divertirem. O evento conta com a participação de convidados especiais: designers-criadores de jogos nacionais e internacionais, apresentações de protótipos, palestras, torneios, lojas, sorteios, leilões, e muito mais.

De acordo com a presidente da Câmara da Marinha Grande, Cidália Ferreira, “cada vez mais os jogos de tabuleiro têm um profundo impacto na formação de jovens e adultos, melhorando as suas capacidades de gestão de recursos, estratégia, negociação e interação inter-pessoal”.

“A Câmara Municipal está atenta a este fenómeno e, por isso, apoia com logística e divulgação esta convenção, que todos os anos traz centenas de pessoas de todos os lados do mundo à Praia da Vieira”, acrescenta a presidente.

O programa do LeiriaCon 2019 é o seguinte:

14 a 17 de março
Hotel Cristal Resort and Spa, na Praia da Vieira,

Salas LeiriaCon, acesso livre a centenas de jogos de tabuleiro da ludoteca LeiriaCon.
Sala LeiriaKids, dedicada às famílias, com jogos e monitores para os mais novos.
Exposição de fotografia: “Quando os Meeples saem fora da caixa”
Demonstração de protótipos.
Loja e leilões LeiriaCon.

16 de março (sábado)
Palestras: Leiria Talks #2 - Com moderação de Micael Sousa

10h30 . Painel 1 - Arriscar o sonho de lançar jogos em Portugal
Com intervenções de João Quintela Martins e David Mendes

11h00 . Painel 2 - Levar os jogos às redes sociais em Portugal
Com intervenções de Aurora Coelho (Na mira), Diogo Trindade (zombi TV) e Fábio Lima (playing season)

11h30 . Painel 3 – Jogos de tabuleiro em Portugal e no Mundo nos últimos anos
Gil d'Orey
Com intervenções de Vital Lacerda

12h15 . Reunião de debate com representantes de Grupos, Associações e Clubes de Boardgamers de Portugal

14h00 - 17h00 . Workshop “Pintura de Miniaturas”

15h00 . Torneio de Colonos de Catan

17h00 . Cerimónia de entrega do Prémio Jogo do Ano Spiel Portugal

17h30 . Cerimónia de entrega do Meeple de Prata

18h00 . Apresentação e Lançamento mundial do jogo Yínzi: The Shining Ming Dynasty

17 de março (domingo)

10h00 - 13h00 . Workshop “Pintura de Miniaturas”

11h00 . Torneio de Carcassonne.