Judocas Marinhenses arrecadam 6 medalhas no Zonal de Júniores

Vila Nova de Poiares, recebeu no passado dia 16 de fevereiro o Campeonato Zonal de Júniores de Judo, edição de 2019. O pavilhão municipal recebeu os judocas da zona centro, todos eles em busca do apuramento para o Nacional de Júniores.

A representar o Judo Clube da Marinha Grande nesta tão importante prova estiveram oito judocas, Iara Neves (-48 kg) , Joana Rocha (-57 kg), Marta Neto (-57 kg) , Pedro Teles (-55 kg) , Joao Martins (-55 kg) , Simão Pereira (-73 kg) , Lucas Rosa (-73 kg) e Tiago Barreiros (-66 kg) sob a tutela do Professor João Teixeira e Mestre Pedro Folgado.

Os atletas Marinhenses estiveram em evidência, dignificando a capital vidreira. Com uma prova muito equilibrada e inteligente, Iara Neves (ainda cadete) venceu todos os combates por Ippon, tendo deixado fugir o título de campeã zonal para Diana Valença do (ACM).

Por seu turno Joana Rocha projetou todas as suas adversárias pela vantagem máxima, em combates com elevada eficácia técnico tática, subindo ao Olimpo com o Ouro, sagrando-se campeã Zonal de Júniores, ela que ainda tem um ano no escalão de cadetes. Na sua categoria de peso (-57 kg), competiu também Marta Neto, Judoca Marinhense (anfitriã do Projeto Judo4all com os utentes da APPACDM).

Com a discussão dos combates disputados de uma forma muito equilibrada, venceu os dois primeiros combates na Poule pela vantagem máxima, tendo de seguida sido afastada do acesso à final. Marta Neto, viria a trazer o bronze ao peito o que lhe dá acesso direto à disputa do campeonato nacional. Pedro Teles e João Martins, competiram nos Tatamis subindo de escalão etário, no entanto apresentaram-se no Shiai (termo japonês para denominar competição) concentrados e focados em arrecadar mais duas medalhas para as cores Marinhenses. João Martins arrecadou o honroso bronze enquando Pedro Teles disputou a final com Bernardo Ribeiro (SCOCS), tendo-se sagrado vice-campeão Zonal num combate controlado pelo Marinhense praticamente até ao final.

Com a medalha de prata, Pedro Teles que vinha de um alesão mostrou-se bastante satisfeito pelo resultado alcançado.

Tiago Barreiros, no seu primeiro ano de júnior encontrou no início dos combates na poule o atleta internacional Bruno Barros, tendo afastado o jovem promissor Marinhense por Ippon. De seguida no segundo combate, Tiago Barreiros venceu com determinação o atleta da AAC pela vantagem máxima, tendo caído no acesso ao pódio. No final da prova Barreiros, trouxe o quinto lugar.

A categoria de (-73 kg) foi disputada por dois atletas do JCMG, Lucas Rosa e Simão Pereira com aspirações e perspectivas de obterem bons resultados. Lucas Rosa perdeu no acesso à medalha de bronze após atingir os quatro minutos regulamentares do combate com “Wazari”, tendo levado o confronto para “golden score”. Na "prorrogação" do combate Lucas Rosa, foi projetado remetendo-o para o quinto lugar da geral. Simão Pereira esteve em grande evidência, demonstrando uma enorme maturidade, empenho e determinação na prova. Venceu todos os combates por Ippon (vantagem máxima), trazendo a merecida medalha de ouro para a Marinha Grande e sagrando-se campeão zonal.

No final da prova, os treinadores do Judo Clube Marinhense mostraram-se muito satisfeitos pelos resultados obtidos. “São judocas com Elevado Potencial Desportivo, com uma gestão do seu tempo de treino / estudo muito interessante. Vamos continuar a trabalhar, preparando cuidadosamente o campeonato nacional de Júniores que se realizará no dia 2 de março, no Multiusos de Odivelas”, referiu João Teixeira. A acompanhar a prova estiveram as famílias dos atletas do JCMG que viram carimbado o acesso ao nacional. A comitiva Marinhense contou com a presença de Rui Rocha e Rui Barreiros (Direção do Clube Marinhense). Os responsáveis pelo clube, referiram novamente à redação a vontade expressa de trazer para a Marinha Grande uma prova de cariz Zonal ou Nacional. “Queremos dar visibilidade ao Judo, ao desporto na Marinha Grande, numa terra que tem formado muitos judocas de enorme validade nacional e Internacional” acrescentou o presidente do JCMG Rui Rocha, e para isso contamos indubidavelmente com a autarquia.

Informação e fotografias: Judo Clube da Marinha Grande

Judo16022019_5