Alunos das 4 cidades são autores de livro “De Boca a Orelha...”

A Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Marinha Grande, Célia Guerra, recebeu na passada quarta-feira, 13 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, alunos das Escolas Básicas do Engenho e Guilherme Stephens, que participaram no projeto “À Descoberta das 4 Cidades”.

Durante a receção foi formalizada a entrega do livro às crianças e professoras que elaboraram os trabalhos que estão ali reunidos, em torno do tema “De Boca a Orelha. Contos, lendas, provérbios, adivinhas, lengalengas… À descoberta do património oral das 4 cidades”

Esta ação educativa, que decorreu entre 2014 e 2017, contou com a participação de meia centena de crianças da Marinha Grande, num total de 185 crianças, dos concelhos geminados de Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, tendo sido o livro finalizado e editado em 2018.

O tema “De Boca a Orelha” desafiou alunos, professores e a comunidade educativa à descoberta do património oral ainda vivo nos quatro concelhos, com o objetivo de inventariar, salvaguardar e valorizar o vasto e rico património imaterial existente.

A iniciativa revelou-se também importante para a restante comunidade destes concelhos, que através das diversas iniciativas e atividades levadas a efeito, descobriu as respetivas particularidades e as características e valores comuns a todos.

O projeto “À Descoberta das 4 Cidades” é dirigido aos alunos do 1º ciclo do ensino básico e contribui para dar a conhecer cada concelho, a nível geográfico, social, cultural e económico. Tem ainda como propósitos melhorar a formação cívica de todos os participantes e promover a cooperação entre os quatro municípios.

Descoberta4Cidades_13022019_3
Descoberta4Cidades_13022019_2