XIII Semana da Educação e Juventude

A Marinha Grande vai acolher a XIII Semana da Educação e Juventude, de 5 a 10 de maio, sob a temática “Dá Luz às tuas ideias – Ano Internacional da Luz”. O certame é organizado pela Câmara Municipal e conta com a parceria de diversas entidades locais.

“Estás on?” é a questão colocada no cartaz do evento, impelindo os participantes a serem proativos e socialmente responsáveis.

A Semana da Educação tem como objetivos divulgar os projetos e atividades desenvolvidas nas escolas; envolver a comunidade; estimular os jovens para a leitura, ciência e artes; desenvolver a cidadania e consciência ecológica; fomentar a comunicação e boas práticas entre as escolas; valorizar a capacidade empreendedora da comunidade educativa; assinalar o Ano Internacional da Luz; e divulgar as respostas educativas e formativas.

Destina-se a crianças e jovens, pais e encarregados de educação, docentes, psicólogos, técnicos e todos os profissionais ligados à área da educação e juventude.

As atividades decorrerão sobretudo nos equipamentos culturais municipais situados no Centro Tradicional da Marinha Grande, nomeadamente, Casa da Cultura - Teatro Stephens, Auditório e Edifício da Resinagem, Foyer do Teatro Stephens, Serviço Educativo do Museu do Vidro e Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro. Estarão também descentralizadas pelas escolas e instituições de ensino do concelho.

O programa da XIII Semana da Educação e Juventude conta com um conjunto muito vasto de atividades que serão dinamizadas pelos diversos parceiros e pelo Município da Marinha Grande.

Haverá mostra de atividades artísticas desenvolvidas pelos alunos dos agrupamentos de escolas e das escolas privadas do concelho da Marinha Grande (teatro, música e dança); mostra de projetos desenvolvidos nas escolas pelos alunos; palestras e workshops para pais, professores e educadores, dedicados à temática da família, educação, saúde, bem como à divulgação da ciência em geral.

A Semana da Educação incluirá também exposições dedicadas a diversas temáticas, não só científicas e tecnológicas, como nas áreas das ciências sociais e das artes; disponibilização de espaços lúdicos e pedagógicos para a experimentação; mostra de atividades práticas relacionadas com a oferta pedagógica das escolas públicas e privadas.

Vão ainda realizar-se a Feira do Livro; exibições de teatro infantojuvenil; divulgação da oferta educativa por parte dos estabelecimentos de ensino e respetivas saídas profissionais; atividades desportivas e lúdicas; e a exposição Glass Parade (mostra de vidro bidiomensional decorado pelos alunos).

Download do Programa da XIII Semana da Educação e Juventude