Seleção Paralimpica de Judo, na comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência numa iniciativa conjunta entre o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente e o Judo Clube da Marinha Grande, a capital vidreira receberá no próximo dia 10 de dezembro dois dos mais importantes elementos da seleção paralímpica de Judo, Miguel Vieira e Djibrilo Iafa. A comitiva efetuará uma demonstração / aula de Judo na Escola Guilherme Stephens em conjunto com os alunos da APPACDM e grupo equipa Desporto Escolar – Judo. Miguel Vieira, já garantiu que trará a sua “Vespa”, cão guia que o acompanha diariamente e que é presença assídua nos tatamis.

Recordamos que estes dois atletas representaram recentemente Portugal no Campeonato do Mundo para cegos e baixa visão, a maior prova do calendário da Internacional Blind Sports Federation. Por seu turno Miguel Vieira, foi o primeiro judoca luso a participar numa olimpíada. Integrado no programa Paralimpico desde Seul 1988, o judo paralímpico é praticado por deficientes visuais, divididos por categorias de peso e por três classes, de acordo com o grau de deficiência visual.

Estas iniciativas contarão com a colaboração e apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Agrupamento de Escolas Vieira de Leira, Desporto Escolar, APPACDM, Associação Distrital de Judo de Leiria e Judo Clube da Marinha Grande e estão integradas no projeto "Desporto Escolar Territórios".

Fonte: Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente