100 anos de Armistício recordados

A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, participou na manhã desta segunda-feira, 12 de novembro, nas comemorações do 100.º aniversário do Dia do Armistício, a convite da direção do Núcleo da Liga dos Combatentes da Marinha Grande.

Esta cerimónia ocorreu junto ao Monumento da Grande Guerra, situado na Avenida D. Dinis, na Marinha Grande, com a participação do Regimento de Artilharia de Leiria, onde foram prestadas honras militares, proferidos discursos alusivos às efemérides e realizada a deposição de coroas de flores.

A presidente da Câmara recordou que “a ambição humana e o desejo de domínio do homem pelo homem levaram-nos ao ponto mais baixo da humanidade, deixaram a Europa em ruínas e uma geração inteira de homens para enterrar”.

Cidália Ferreira referiu que “ações como a de hoje têm todo o valor e, em representação do município mas também a nível pessoal, eu não poderia deixar de marcar presença e prestar homenagem a todos os nossos militares que lutaram pela liberdade. Da Marinha Grande foram enviados mais de uma centena de homens e alguns não voltaram para junto das suas famílias”.

Acrescentou dizendo “que este monumento que temos à nossa frente, da autoria do nosso Alberto Nery Capucho, nos recorde que nunca mais podemos voltar a cair no engodo de resolver as nossas divergências com uma guerra mundial”.

A presidente fez ainda votos para que “nunca mais tenhamos que enviar os nossos filhos e netos, o nosso futuro, para a frente de canhões e miras de armas”.

Na evocação do armistício entre as forças dos Aliados e o Império Alemão, que colocou um ponto final na I Grande Guerra Mundial, participaram ainda os alunos da turma do 6ºH da Escola Básica Guilherme Stephens, no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, que leram poemas do soldado marinhense António Gomes do Céu que, tal como recordou a professora de História, Fernanda da Cruz, participou nesta batalha e fez vários versos sobre os acontecimentos vividos.

Seguiu-se a deposição de flores e homenagem junto ao monumento do Largo dos Combatentes da Grande Guerra, em Vieira de Leiria.

100AnosArmisticio12112018_7
100AnosArmisticio12112018_6