Governador do Rotary recebido no Município

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, recebeu o governador do Distrito de 1970 do Rotary Club, Joaquim Branco, no dia 7 de novembro.

O governador estava acompanhado da presidente do Rotary da Marinha Grande, Filomena Lencastre, e de outros companheiros rotários de Marinha Grande, Leiria e Ovar.

Na sessão de boas-vindas, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a presidente da Câmara, declarou que “ser rotário é lutar por um mundo melhor, é fazer pontes em vez de construir muros, é pugnar pela paz, em vez de semear a guerra”.

Cidália Ferreira continuou dizendo que “na política como na vida, devemos tentar inspirar as pessoas que estão junto a nós, liderando através do exemplo e dando-lhes todas as condições para que possam ser melhores”.

A propósito do incêndio de outubro de 2017, que destruiu a maioria da área do Pinhal do Rei, a presidente recordou que “o pinhal não faz apenas parte da nossa identidade, o pinhal é da nossa família. E é por isso que dói pensar que o estaleiro da epopeia portuguesa que novos mundos ao mundo deu, agora se encontra reduzido a cinzas”. No entanto, “o pinhal continua às nossas portas a ensinar-nos uma grande lição: preservar aquilo que amamos é a nossa obrigação”, acrescentou.

No âmbito do processo de reflorestação, “os rotários uniram-se e plantaram no nosso concelho, no talhão 258, mais de 50 mil árvores, numa fantástica e inspiradora iniciativa. São estas coisas que mexem com a sociedade e que envolvem os nossos jovens e adultos, alertando-os para a necessidade de cuidarmos da nossa terra”.

Cidália Ferreira deixou o compromisso do Município de continuar a “abraçar estes projetos de intervenção social”.

O governador do Distrito 1970 agradeceu a receção e salientou a importância de “ter um clube Rotário na Marinha Grande, com espírito de servir e um conjunto de pessoas com estes valores de contribuirem para causas”. Joaquim Branco manifestou a disponibilidade do Rotary Club para trabalhar para o bem comum.

Após a cerimónia no Salão Nobre, a visita oficial prosseguiu com a tradicional passagem pelo Marco Rotário, situado na Rotunda junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários.

RotaryClub_MG2
RotaryClub_MG1