Design de bijuteria checa em exposição no NAC

O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, situado no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, tem patente a exposição “Handmade Dreams, bijuteria contemporânea da República Checa”.

A mostra foi inaugurada no passado dia 6 de outubro, na presença da presidente da Câmara, Cidália Ferreira; do Embaixador da República Checa em Portugal, Petr Šelepa; do comissário da exposição, Petr Nový; entre outros convidados.

A exposição dá a conhecer um conjunto de 33 joias de vidro, produzidas na República Checa e selecionadas aquando da realização do concurso de design de joias “Master of Crystal, 2016”, organizado por uma das mais importantes joalharias checas: a Preciosa.

A bijuteria e fabrico de vidro checos são tradições globalmente conhecidas neste país da Europa, numa posição central entre este, oeste, norte e sul, desde o século XVII. Em três séculos, os produtores talentosos transformaram a região de Bohemia do Norte num “vale de cristal”, uma enorme “fábrica a céu aberto”, tornando Jablonec nad Nisou num centro de exportação e, consequentemente, numa das maiores cidades de Bohemia da altura.

Apesar da produção em massa de bijuteria se ter dirigido, inicialmente, para a imitação de joalharia de luxo, destinada a consumidores menos abastados. No início do séc. XIX, foram produzidas peças originais e de coleção para exposições, bem como para clientes mais exigentes. Esta tendência atingiu o auge no século XX.

A bijuteria checa contemporânea compreende uma grande variedade de estilos tradicionais e modernos. Esta exposição conta com empresas que vão além de contar com a reputação de Jablonec e designs do passado. É também por isso que foram incluídos designs de estudantes e trabalhos do concurso Master of Crystal (Mestre de Cristal). A bijuteria checa não é apenas uma história rica e um sucesso no presente, mas também um futuro promissor.

A organização da mostra ““Handmade Dreams” é da Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Museu do Vidro, dos Centros Checos, Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Checa e Museu de Jablonec nad Nisou e conta com o apoio de Preciosa.

A exposição pode ser visitada gratuitamente até 10 de fevereiro de 2019, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

HandmadeDreams_4
HandmadeDreams_3