Câmara assegura apoio à família

A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que as atividades de animação e apoio à família (AAAF), a componente de apoio à família (CAF) e a dinamização das bibliotecas escolares se iniciam na próxima segunda-feira, 24 de setembro, nos Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Poente, Marinha Grande Nascente e de Vieira de Leiria.

Os serviços consistem no acolhimento das crianças e dinamização de atividades de animação, socioeducativas e socioculturais, no âmbito das AAAF e CAF, com vista ao acompanhamento das crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, após o período diário das atividades educativas, da componente curricular e de enriquecimento curricular.

É também assegurada a dinamização de atividades de leitura e oralidade, animação, socioeducativas e socioculturais nas Bibliotecas Escolares do 1.º ciclo do ensino básico.

O objetivo é procurar o desenvolvimento das crianças no âmbito das suas competências pessoais, sociais e cívicas.

De entre as iniciativas a realizar, destacam-se as seguintes: atividades diárias de ar-livre que proporcionem contextos e ambientes de brincadeira e diversão livre; oficinas de exploração de vários instrumentos musicais, audição musical, canto e dança; atividades de educação físico-motora em articulação com o programa do pré-escolar e 1.º CEB, designadamente jogos pré-desportivos, jogos tradicionais, deslocamentos e equilíbrios, atividades de perícia e manipulação.

Vão ainda decorrer oficinas de inglês, de expressão plástica temáticas, de expressão musical e expressão dramática e de oralidade e leitura. Na componente de apoio à família é ainda assegurado o acompanhamento diário ao estudo.