Presidente reúne com diretor do ACES do Pinhal Litoral

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, reuniu nos Paços do Concelho com o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral, Pedro Sigalho, na manhã do dia 9 de janeiro, para tomar conhecimento dos procedimentos em curso para o pleno funcionamento do centro e extensões de saúde do concelho.

Na sequência dos contactos que a presidente tem diligenciado com as várias entidades ligadas ao Ministério da Saúde, o último dos quais ocorrido a 3 de janeiro com o Secretário de Estado Adjunto, Fernando Araújo, e a nova Presidente da ARS Centro, Rosa Reis Marques, Cidália Ferreira quis também tomar conhecimento do ponto de situação relativo às diligências em curso para o pleno funcionamento do Centro de Saúde da Marinha Grande e das extensões de saúde de Vieira de Leiria e Moita por parte do diretor executivo do ACES do Pinhal Litoral, tendo em conta o processo de organização dos serviços do centro de saúde.

O diretor do ACES informou sobre os procedimentos em curso que visam minimizar a falta de médicos, com a criação de 3 Unidades de Saúde Familiar e o bom funcionamento do SAP 24 horas. Esclareceu ainda que a 1.ª das unidades se encontra a aguardar decisão no Ministério da Saúde.

Pedro Sigalho manifestou a urgência de serem contratados mais 4 médicos e 5 administrativos, considerados recursos humanos imperativos para o funcionamento eficaz das estruturas de saúde, sobretudo na Marinha Grande e em Vieira de Leiria.

Acrescentou ainda que a ARS do centro está a contratar médicos para suprir as atuais condições de funcionamento do SAP na Marinha Grande.

Atualmente o Centro de Saúde da Marinha Grande dispõe de 17 médicos, para um total de 34161 utentes. A Extensão de Saúde da Moita tem alocado 1 médico a meio tempo, para 1319 utentes e a Extensão de Saúde de Vieira de Leiria tem alocados 2 médicos para 5898 utentes.

Reunião com Presidente da Assembleia Municipal

Na manhã de dia 10 de janeiro, a presidente Cidália Ferreira reuniu com Luís Guerra Marques, presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande, dando-lhe conta de todas as diligências já realizadas e dos resultados das reuniões com o Secretário de Estado da saúde e com a Presidente da ARS do Centro, assim como com o diretor do ACES.