Presidente da Câmara reivindica soluções para centros de saúde

Decorreu, no dia 3 de janeiro de 2018, uma reunião entre o Secretário de Estado Adjunto, Fernando Araújo, a nova Presidente da ARS Centro, Rosa Reis Marques e a Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, na qual esteve também presente o deputado à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Leiria, António Sales.

A Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, colocou diversas questões relacionadas com a falta de médicos no Centro de Saúde da Marinha Grande e de Vieira de Leiria.

Cidália Ferreira voltou a reivindicar a criação de 3 Unidades de Saúde Familiar, assim como o funcionamento do SAP 24 horas, que não tem respondido às necessidades da população.

Relativamente à Extensão de Saúde de Vieira de Leiria apontou a necessidade urgente da realização de obras no mesmo devido aos problemas de infiltração de águas. Estas obras são da responsabilidade da ARS Centro, ao abrigo do Protocolo existente, e referiu a pretensão da população em ver assegurados os serviços administrativos daquela extensão de saúde, abertos à hora de almoço, permitindo que os utentes possam solicitar as receitas médicas num horário mais ajustado com as suas necessidades.

Relativamente ao funcionamento da extensão da Moita, foi reivindicada a resolução em definitivo da carência de trabalhadores administrativos, para que não se repita o encerramento do serviço, como ocorreu no passado recente.

O Secretário de Estado adjunto, Fernando Araújo, informou que a prioridade neste momento vai para os centros de saúde com de falta de médicos e falta de administrativos. Como há um segundo concurso de 2017 que ainda não saiu, será dada prioridade ao Centro de Saúde da Marinha Grande.

Está igualmente a ser avaliada a possibilidade de colocar serviços de dentista e nutricionista no Centro de Saúde da Marinha Grande.

O Secretário de Estado transmitiu a sua concordância com a necessidade de formação urgente das 3 Unidades de Saúde Familiar no Centro de Saúde da Marinha Grande.

Na ocasião foi entregue ao Secretário de Estado um documento em que se enumeram todas as situações e se apresentam propostas concretas para a resolução das mesmas com vista à plena satisfação das necessidades das populações das três freguesias do concelho da Marinha Grande.

A Câmara Municipal vai continuar a acompanhar a evolução da situação, não deixando de adotar as medidas que sejam necessárias para garantir uma efetiva melhoria das condições de prestação dos cuidados de saúde a todos os munícipes.

Visita à Extensão de Saúde de Vieira de Leiria

No dia de hoje, 4 de janeiro, em seguimento do definido na reunião em Lisboa, foi efetuada uma verificação técnica às instalações de Vieira de Leiria, por um arquiteto da ARS do Centro, que será responsável pelas obras a realizar, quer de imediato para minimização dos danos mais evidentes, quer pela intervenção de fundo que se lhe terá de seguir.