Unidade móvel esclarece e apoio vítimas do incêndio

O Governo e a Câmara Municipal da Marinha Grande estão a reforçar o apoio e a informação à população afetada pelo incêndio de 15 de outubro, através de uma Unidade Móvel que está a percorrer os locais atingidos, na freguesia de Vieira de Leiria.

Esta ação de porta-a-porta decorre de 20 a 24 de novembro, no âmbito do Plano de Intervenção nos Territórios Afetados pelos Incêndios de 15 de outubro de 2017 e na sequência dos contactos estabelecidos com a Câmara Municipal.

O objetivo da Unidade Móvel é aproximar os serviços públicos, nomeadamente, o Instituto da Segurança Social, I.P1., às populações dos concelhos mais afetados, que tenham mais dificuldade em deslocar-se aos serviços.

Ao nível da intervenção dos técnicos da Segurança Social nas Unidades Móveis são fornecidas todas as informações no que se refere a eventuais subsídios e prestações sociais, bem como a possibilidade dos respetivos requerimentos serem efetuados no momento. Por outro lado, os técnicos reforçam a sinalização de situações que requeiram um acompanhamento social mais frequente ou até apoio médico ou psicológico e encaminham essas pessoas para os respetivos serviços de saúde.

Os empresários locais também poderão deslocar-se às carrinhas para tratar de assuntos relativos com os apoios da Segurança Social para empresas que foram afetadas pelos incêndios.

A Unidade Móvel integra técnicos do Instituto da Segurança Social, I.P., do Instituto de Registos e Notariado, I.P. e das Direções-Regionais de Agricultura e Pescas, à semelhança das Unidades Móveis criadas nos concelhos afetados pelos incêndios de Pedrógão Grande, cuja experiência e resultados foram bastante positivos.

Pretende-se fornecer informações relativas à agricultura e reposição do seu potencial produtivo, bem como no caso da justiça a emissão de certidões, requisições de documentos de identificação, situação de veículos ardidos, entre outras.

A Unidade Móvel iniciou o seu percurso na freguesia de Vieira de Leiria esta segunda-feira, 20 de novembro e termina a ação no dia 24 de novembro, percorrendo os seguintes lugares:

20 de novembro - Eirinhas, Praia da Vieira;

21 de novembro - Galeota, Bajanca, Casal das Raposas (Cais);

22 de novembro - Campos do Lis, Passagem;

23 de novembro - Vieira de Leiria (vila);

24 de novembro - Vieira de Leiria (perto do Pavilhão Gimnodesportivo).

Além da Unidade Móvel, estão a ser assegurados os seguintes serviços:

Disponibilização de linha telefónica distrital especifica de apoio da segurança social, para agendamento de atendimento e informação;
Atendimento permanente nos Serviços Locais de Atendimento Social (SLAS) da Segurança Social;
Formação dos interventores locais junto da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia para a sinalização das situações de risco e disponibilização de informação à população sobre os apoios e recursos existentes;
Identificação de interlocutor dos serviços da Segurança Social junto das autarquias, para encaminhamento de situações sinalizadas pelos mesmos;
Distribuição de folhetos para divulgação das medidas extraordinárias criadas especificamente para as populações e territórios afetados pelos incêndios de 15 de outubro.