Ateliês infantis na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel

A Câmara Municipal da Marinha Grande e a Associação Casa D’Árvore – ABCNatur estão a realizar oficinas de verão infantis “Gentes e Lugares da Cidade - Olhares com Arte”, na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel, até final de agosto. A participação é gratuita.

A iniciativa teve início a 14 de junho e termina no dia 25 de agosto. O objetivo é permitir a ocupação das crianças e fomentar o contacto com as artes e a natureza.

O programa é o seguinte:

Local: Posto de Turismo de São Pedro de Moel

13 de agosto . 9h30-12h30
“Land Art e Yoga do Som” por Daniela Oliveira
Nesta oficina as crianças vão fazer uma pequena caminhada na natureza e exercícios de yoga da respiração. Vão ainda construir mandalas naturais.
Limite de 20 participantes (2 grupos de 10 participantes, duração de 1h30 cada grupo)

16 de agosto . 14h30-17h30
“Um animal do pinhal” por Nídia Nair Marques
Partindo dos animais que habitam o pinhal, cada criança fará uma composição (usando rolhas de cortiça cortadas em vários formatos) para depois gravar sobre papel.
Idade: 7 aos 12 anos

17 de agosto . 14h30-17h30
“Montagem fotográfica/colagem” por Maria Kowalski
A partir de uma imagem fotográfica, propõe-se que cada criança continue a imagem através do desenho, pintura ou colagem de materiais encontrados no meio envolvente.
Idade: 8 aos 12 anos

18 de agosto . 14h30-17h30
“Céu d’Afetos” por Céu d’Afetos
Uma oficina de Acolhimento Emocional que pretende proporcionar às crianças a possibilidade de exteriorizar e acolher as suas emoções sem sentimento culpa, perceber os sintomas das mesmas no seu corpo e aprender a geri-las de forma saudável no seu dia-a-dia.
Idade: 6 aos 10 anos

21 de agosto . 14h30-17h30
“Caça aos tesouros da natureza” por Maria Kowalski
Uma oficina que alia o jogo à fotografia, permitindo às crianças uma descoberta fotográfica da natureza
Idade: 7 aos 12 anos
OBS.: Cada criança terá de trazer máquina fotográfica digital ou reflex.

22 de agosto . 14h30-17h30
“Papel Reciclado” por Célia Ferreira
Nesta oficina as crianças vão aprender a fazer folhas de papel reciclado. Vão ainda aprender a transformar uma t-shirt velha num saco.
Idade: 6 aos 12 anos
Obs.: Cada criança deve trazer para a oficina uma t-shirt velha para ser reutilizada.

23 de agosto . 09h30-12h30
“Oficina dos Seres Mágicos do Pinhal” por Oficina dos Sonhos
Nesta oficina as crianças vão descobrir a magia do pinhal, criando seres mágicos.
Idade: 6 aos 12 anos

Inscrições através do telefone 917 991 704 e do e-mail:
casadarvore.abcnatur@gmail.com
As inscrições deverão conter nome, idade e contacto móvel do Encarregado de Educação e serão aceites por ordem de chegada, limitadas a 2 oficinas por criança.
Org: CMMG
Apoio: Protur

Local: Biblioteca de Instrução e Recreio . Praia da Vieira

24 de agosto . 10h00-13h00
“Cianotipia” por António Palmeira
A cianotipia foi um dos primeiros processos de impressão fotográfica. Nesta oficina as crianças vão poder aprender esta técnica de impressão que permite criar imagens em tons de azul, utilizando diferentes suportes.
Idade: 8 aos 12 anos

25 de agosto . 09h30-12h30
“Se eu fosse um super herói” por Mariana Flores
Quem nunca sonhou ter um super poder? Partindo da exploração desta questão as crianças vão aprender as bases da ilustração dando largas à imaginação.

Inscrições através do telefone 917 991 704 e do e-mail:
casadarvore.abcnatur@gmail.com
As inscrições deverão conter nome, idade e contacto móvel do Encarregado de Educação e serão aceites por ordem de chegada.
Org: CMMG
Apoio: BIR – Biblioteca de Instrução e Recreio