Construção de rede de saneamento na Amieira

A Câmara Municipal da Marinha Grande tem abertos concursos públicos para a construção das fases 3 e 4 da rede de saneamento de águas residuais da Amieira e Charneca da Amieira.

O Município pretende elevar o grau de cobertura da rede de drenagem de águas residuais domésticas, propiciando uma melhor qualidade de vida, higiene e salubridade pública em áreas atualmente desprovidas deste tipo de infraestrutura, através do estabelecimento de uma coerência externa entre ambas as vertentes - alta e baixa, potenciando desse modo o aumento de cobertura e de serviços nesta área, devido à existência na proximidade da área de intervenção do projeto, de emissários da vertente em alta.

Os concursos têm como principal objetivo servir a população com sistema público de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas.

A solução passa pela configuração da rede de saneamento que permita a execução da obra em várias fases, em que as infra-estruturas possam entrar em funcionamento imediatamente após a sua conclusão.

A fase 3 integra os coletores da sub-bacia G e a fase 4 abrange os coletores da sub-bacia H, prevendo-se a construção de uma rede de drenagem para a recolha e encaminhamento das águas residuais domésticas geradas nas povoações de Amieira e Charneca da Amieira em direção ao emissário da Águas do Centro Litoral, SA.

Este emissário assegurará o transporte dos efluentes até uma estação de tratamento de águas residuais, onde será efetuado o tratamento das águas residuais provenientes das várias povoações do concelho.

A fase 3 prevê a execução de aproximadamente 1100 metros de coletor doméstico e seis ramais de ligação a edifícios existentes abrangendo a Rua Val Gil. A fase 4 inclui a construção de 2300 metros de coletor doméstico e 33 ramais de ligação na Rua da Charneca, Estrada de Pero Neto, Rua do Carvoeiro, Rua do Pontel e Rua dos Bentos.

As intervenções prevêem também a reposição do pavimento na zona de abertura de vala para execução da rede de saneamento.

O preço base do concurso público para a fase 3 é de 112.120,00 euros, acrescido do IVA à taxa legal em vigor. A construção da fase 4 está estimada em 265.995,00 euros acrescidos de IVA.