Marinha Grande presta auxílio no combate aos incêndios

A Marinha Grande está a prestar auxílio no combate aos incêndios que lavram desde o passado sábado, 17 de junho, nos concelhos do norte do distrito de Leiria, que tiveram início em Pedrógão Grande e que fizeram, até ao momento, 62 vítimas mortais.

Na manhã de ontem, 18 de junho, a Câmara Municipal apelou à população através das redes sociais e do seu sítio de internet para a oferta de cobertores, lençóis e almofadas, tendo-se verificado uma verdadeira onda de solidariedade para com os desalojados do incêndio, que se consubstanciou também na oferta de muitos outros bens, sobretudo alimentares.

O presidente da Câmara, Paulo Vicente, tem acompanhado a situação, tendo-se deslocado ontem, ao centro de comando operacional do incêndio da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) instalado numa zona industrial em Pedrógão Grande, para a entrega de parte desses bens, transportados em viaturas da Câmara da Marinha Grande e da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, e para atualização das informações e das necessidades.

Na manhã desta segunda-feira, 19 de junho, estavam envolvidos 8 bombeiros e 4 viaturas da corporação de voluntários da Marinha Grande, que se encontram a combater incêndios entre Pedrógão Grande e Castanheira de Pera. Da corporação de Vieira de Leiria, encontravam-se a combater as chamas 5 bombeiros, assistidos por 1 viatura, no concelho de Pedrógão Grande.

Desde sábado, 17 de junho, foram já mobilizados 24 operacionais e 4 viaturas dos Bombeiros de Marinha Grande, entre os quais há a registar um ferido ligeiro que se encontra livre de cuidado, e 28 bombeiros e 3 viaturas de Vieira de Leiria, 5 dos quais receberam assistência médica no local, encontrando-se fora de perigo. Uma das bombeiras de Vieira de Leiria integrou as equipas de assistência social que esteve a prestar apoio psicológico às famílias desalojadas, durante o dia de ontem.

Aquando do regresso ao quartel, os bombeiros do nosso concelho descrevem a situação vivida em Pedrógão Grande como “nunca antes vista”, pelo que ambas as corporações estão preparadas e atentas para prestar o respetivo apoio psicológico aos operacionais que lidaram no terreno com cenários trágicos e com várias perdas humanas.

Dada a ajuda que tem sido prestada pela população, sobretudo da região Centro do País, apela-se a que não sejam entregues mais bens alimentares ou outros nas corporações do concelho da Marinha Grande, até nova indicação das autoridades.

A Câmara Municipal agradece e reconhece o altruísmo e o enorme esforço físico e psicológico dos bombeiros voluntários do concelho que têm prestado apoio no combate aos incêndios ativos no norte do distrito. Agradece ainda a solidariedade da população para com as famílias desalojadas.

Presta, por fim, as sentidas condolências às famílias enlutadas por estes factos trágicos e dirige uma palavra de apoio e solidariedade a todos os que, de alguma forma, foram afetados pelas chamas.

Foto: Uma das viaturas dos BV da Marinha Grande no incêndio em Pedrógão Grande (Paulo Cunha/Lusa)