Vereador de Fontenay-Sous-Bois visitou Marinha Grande

O vereador da cooperação, relações internacionais, ação social, saúde e cultura da Câmara Municipal de Fontenay-Sous-Bois, esteve na Marinha Grande nos dias 20 e 21 de fevereiro, para fortalecimento das relações institucionais que unem os dois municípios, geminados desde 1984.

A visita ocorreu a pedido do autarca francês, Michel Tabanou, que foi recebido pelo presidente da Câmara, Álvaro Pereira; pelo vice-presidente, Paulo Vicente; e pela vereadora Alexandra Dengucho.

Os objetivos da visita foram a renovação das relações institucionais, a avaliação da possibilidade de concretização de projetos futuros conjuntos financiados pela União Europeia, a visita aos espaços culturais, turísticos e aos centros tecnológicos CDRsp, OPEN, CENTIMFE e CEFAMOL, de modo a estabelecer futuras parcerias.

Os Municípios de Marinha Grande e Fontenay-Sous-Bois celebraram o acordo de geminação no dia 6 de outubro de 1984, tendo sido o primeiro protocolo internacional a ser celebrado pela Marinha Grande.

Teve como origem a existência de uma forte comunidade emigrante de portugueses da região residente em Fontenay-sous-Bois e mais concretamente os contactos efetuados por esses emigrantes com o município da Marinha Grande. Os propósitos da geminação são estabelecer laços de intercâmbio aos níveis educativo, cultural e desportivo.