Intervenção do Presidente da Câmara na apresentação do PTE-D

Intervenção na sessão de apresentação do PTE-D 2030, em 21-04-2017

"Quero dar-vos as boas vindas à Marinha Grande.
Estamos reconhecidos pela Vossa presença nesta cerimónia que muito nos enriquece e que constitui um apelo reforçado na concretização do compromisso que hoje formalizamos.

Uma saudação muito especial para a presença do Senhor Primeiro Ministro, Dr.º António Costa, que muito nos honra com o privilégio da sua participação nesta cerimónia, tão importante para a Marinha Grande e para o seu futuro.

Senhor Primeiro Ministro, creia que a sua presença é para nós um motivo de confiança, na certeza de que se traduz num incremento de exigência e rigor, mas também de desafio e de arrojo, para a concretização de um projeto que permitirá, com base numa estratégia de médio e longo prazo, alavancar o desenvolvimento da Marinha Grande.

Somos um concelho com história. História ligada de forma umbilical à indústria, primeiro do vidro e depois dos moldes e plásticos.
Assinalamos este ano o centenário da restauração do nosso concelho.

Mas, celebramos estes 100 anos a pensar no futuro.
A história da Marinha Grande inspira-nos a caminhar na direção do futuro.

O Pacto que hoje assinamos, em resultado de um consenso com parceiros estratégicos, é bem a prova de que o nosso passado nos dá um exemplo e perspetiva, mas que a nossa força e energia estão direcionadas para o futuro.

O Pacto Territorial para o Emprego e Desenvolvimento da Marinha Grande – 20/30 só é possível porque em 1998, promovemos e liderámos um Pacto Territorial para o Emprego.

É por isso com muito gosto que saudamos a presença da Senhora Deputada do Parlamento Europeu, Professora Maria João Rodrigues, à época Ministra do Emprego, que constitui para nós uma referência fundamental nesta área e com cujo contributo contamos para continuarmos um projeto que constituiu uma referência europeia.

Saúdo também todos aqueles que então lideraram e fizeram do PTE 1998 um exemplo de excelência e rigor.

O Pacto Territorial para o Emprego e Desenvolvimento que hoje assinamos é uma continuação do PTE, procurando realizar algumas ações nele previstas, mas acrescentando outras e lançando uma perspetiva atualizada e projetada para o futuro.

Este Pacto assenta na consolidação de parcerias e na ativação da concertação local.

Os pilares fundamentais do compromisso que hoje firmamos são:
- a promoção e valorização dos recurso humanos locais;

- o alargamento da cadeia de valor, associada às indústrias locais, em que a OPEN – incubadora de empresas – desempenha um papel fundamental;
- a promoção da marca Marinha Grande Centro de Engenharia e Design;
- o alargamento do âmbito da especialização competitiva da região;
- a coesão social e a aposta em novas formas de atração e fixação de recursos humanos;
- a afirmação da Marinha Grande como um polo de ciência, tecnologia e formação qualificada; e
- a aposta na integração, mobilidade, cultura e turismo.

A participação ativa de todos os agentes locais de desenvolvimento constitui a condição prévia fundamental para alcançarmos os resultados a que nos propomos.

Deixo por isso uma palavra de reconhecimento a todos os parceiros que hoje vão assinar o Pacto: instituições de ensino, associações empresariais e centros de investigação.

É para nós motivo de grande orgulho poder contar com todos Vós, sabendo que do aprofundamento das relações e dos projetos comuns que hoje continuamos resultarão vantagens para a Marinha Grande e para o seu futuro.

Este é o primeiro passo.

Outros se seguirão.

O trabalho apenas começou.

Para que este primeiro passo fosse possível é justo enaltecer a liderança e o empenho da Sr.ª Vice-Presidente da Câmara, Cidália Ferreira, que soube com a alegria habitual congregar todos os parceiros no desenho deste projeto comum, a carta fundamental para o desenvolvimento da Marinha Grande.

Muito Obrigado.

Paulo Vicente