Hoje
Máx C
Mín C

Pacto Territorial para o Emprego e Desenvolvimento apresentado

Pte d1 1 728 2500

O Primeiro-Ministro do Governo de Portugal, António Costa, presidiu à cerimónia de apresentação do “PTE-D 2030 - Pacto Territorial para o Emprego e Desenvolvimento da Marinha Grande”, que decorreu esta sexta-feira, 21 de abril, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.

O Pacto Territorial para o Emprego e Desenvolvimento surge na continuidade do PTE de 1998, que colocou a Marinha Grande como uma referência europeia e permitiu a obtenção de resultados que em muito beneficiaram todo o concelho.

Esta iniciativa comunitária envolveu cerca de sessenta PTE- Pacto Territorial para o Emprego, em quinze países, sendo que em Portugal foram implementados três Pactos Territoriais: Alentejo, Vale do Sousa e Marinha Grande.

Na Marinha Grande, a Câmara Municipal, que promoveu e liderou o projeto, pretendeu, desde o início, o desenvolvimento da economia local e a dinamização de processos que promovam o alargamento da cadeia de valor associado às indústrias locais e a implementação sustentada, visando a coesão (pelo emprego) do território.

O PTE-D 2030 - PACTO TERRITORIAL PARA O EMPREGO E DESENVOLVIMENTO DA MARINHA GRANDE, assume-se como uma orientação estratégica de médio e longo prazo, para o desenvolvimento da Marinha Grande, assentando numa AGENDA a desenvolver e consensualizada pelos parceiros signatários do presente PACTO, assumindo um conjunto de princípios e pilares.

Os objetivos do PTE-D 2030 são:
- Promoção da competitividade e inovação dos setores industriais mais dinâmicos;
- Alargamento da cadeia de valor associada às indústrias locais, nomeadamente, Engineering & Tooling (Moldes e Plásticos), Vidro (em particular o de Embalagem), entre outras;
- Reforço e valorização do potencial do sistema local de inovação;
- Fomento da capacidade de iniciativa empresarial local;
- Valorização das qualificações dos recursos humanos existentes;
- Promoção da imagem do concelho, no sentido de atrair o investimento externo.

O plano de atividades do PTE-D 2030 da Marinha Grande é o seguinte:

Consolidar parcerias - ativar a concertação local e promover a valorização da qualificação dos Recursos Humanos locais, através da criação de um Gabinete de Coordenação do PTE-D 2030; da revisitação da perspetiva de criação de uma Agência de Desenvolvimento Regional, a ADComp – Agência para o Desenvolvimento e Competitividade Regional, para a Promoção do Território (previsto no PTE de 1998); da revisitação da perspetiva de criação de uma Sociedade de Investimento Local, para a promoção de Investimento no Território (previsto no PTE de 1998); da dinamização do Centro Empresarial (resultante do PTE de 1998); da criação do Observatório Local para o Emprego e Formação Profissional; da criação de um gabinete para apoio à indústria local e para o emprego; do aprofundamento do modelo de desenvolvimento de formação em resposta às necessidades das empresas e do território, no quadro da empregabilidade do futuro; da exploração de outras oportunidades até 2030 no quadro de desenvolvimento dos ESTÁGIOS PROFISSIONAIS e no desenvolvimento da INDÚSTRIA 4.0, aplicado às empresas; e do desenvolvimento do Projeto PENSE INDÚSTRIA.

Alargamento da cadeia de valor associada às indústrias locais, através do reforço da participação de entidades para a promoção e instalação de empresas industriais e de serviços em áreas estratégicas de valor acrescentado, em estreita articulação com a Incubadora OPEN (resultante da Iniciativa PTE DE 1998); e da aposta na marca da cidade “MARINHA GRANDE CENTRO DA ENGENHARIA E DESIGN”, reforçando assim a imagem que tem dinamizado a Região.

Alargamento do âmbito da especialização competitiva da Região, através da diversificação da atividade Económica pela dinamização do aparecimento de micro e pequenas empresas de base local, nos setores de prestação de serviços, comércio e indústria.

Garantia de coesão social/serviços de proximidade e dinamização da economia social, mediante a concretização do Projeto Integrado de Intervenção Social; de um mapa estratégico de suporte aos seniores do território; e explorando novas formas de atração, formação, fixação e desenvolvimento de Recursos Humanos para as necessidades do futuro da Indústria e Região.

Pólo de Ciência, Tecnologia e Formação Qualificada, para um Território cada vez mais inclusivo e atrativo para a captação e fixação de Pessoas. Recurso às iniciativas do Governo e Europeias, nomeadamente no que diz respeito ao suporte aos Centros de Interface Tecnológica (CIT), aos LABORATÓRIOS COLABORATIVOS, e à INDÚSTRIA 4.0. Consolidação do Parque de Ciência e Tecnologia, no quadro de afirmação da Marinha Grande como “Smart City”.

Aposta na Integração, Mobilidade, Cultura e Turismo no Território, através da dinamização de ações que permitam reforçar a integração do território, através da sua ligação ao Mar, à Floresta e às Indústrias que são a marca deste território; do reforço do conhecimento e a cultura dinamizando Museus, Centros de Interpretação e Projetos Demonstradores; potenciar a mobilidade (elétrica, solar e eficiente); e enquadrar a criação de novas empresas e o incremento do domínio da promoção/demonstração da ciência com uma oferta cultural alargada que contribua para a atração e fixação de pessoas no Concelho.

O PTE-D 2030 foi assinado por representantes das seguintes entidades:

CMMG - Câmara Municipal da Marinha Grande
ACIMG - Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande
AE NASCENTE - Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente
AE POENTE - Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente
AE VIEIRA LEIRIA - Agrupamento de Escolas Vieira Leiria
APIP - Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos
CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes
CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica
CENFIM - Centro de Formação Profissional da Industria Metalúrgica e Metalomecânica
CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos
EPAMG - Escola Profissional e Artística da Marinha Grande
IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional
IPL - Instituto Politécnico de Leiria
ISDOM – Instituto Superior D. Dinis
OPEN - Associação para Oportunidades Específicas de Negócio

Intervenção da Eurodeputada Maria João Rodrigues:

https://youtu.be/Y1ydYwkhZek