Comemorações do centenário a 26 de março

A Câmara Municipal da Marinha Grande comemora o centenário da restauração do concelho no próximo dia 26 de março (domingo), com iniciativas que se dirigem a toda a população. A participação é gratuita.

O concelho da Marinha Grande foi instituído pela primeira vez por força da organização administrativa levada a cabo pelo governo da nação em 6 de novembro de 1836 e reforçada pelo decreto especial de 17 de agosto de 1837. Esta decisão foi revogada em 17 de abril de 1838, antes da devida instalação do concelho.

A 8 de janeiro de 1917, o Senado aprovou o projeto de Restauração do Concelho da Marinha Grande sem discussão, através da Lei nº 644 publicada em 20 de janeiro desse ano.

No dia 16 de fevereiro de 1917, o Governo Civil de Leiria nomeou a Comissão Instaladora do Concelho da Marinha Grande formada pelos seguintes elementos:

José dos Santos Barosa - Presidente,
Joaquim Matias Sobrinho, José Simplício de Sousa Virgolino, Ilídio Duarte de Carvalho e João Gouveia Pedrosa - vogais,
Joaquim Augusto Ferreira de Morais, Joaquim Barosa, José Couceiro Neto, Raúl Tomé Féteira e Carlos Custódio Morais - sub-titulares.

A 26 de março de 1917 teve lugar a cerimónia de tomada de posse dos titulares dos cargos e a câmara municipal foi instalada no edifício do Largo D. Dinis (onde atualmente funciona o Centro de Acolhimento Girassol). É esta efeméride que vai evocada nas comemorações do próximo dia 26 de março.

PROGRAMA DO CENTENÁRIO DA RESTAURAÇÃO DO CONCELHO

26 MARÇO DE 2017

TOMADA POSSE COMISSÃO INSTALADORA

09h00 | Praça Guilherme Stephens
Receção às Entidades

09h30 | Praça Guilherme Stephens
Hastear da Bandeira
Hino interpretado por Luísa Oliveira

10h00 | Salão Nobre dos Paços do Concelho

Sessão solene com discursos oficiais

11h00 | Visita ao Museu do Vidro

12h00 | Edifício atualmente ocupado pelo Centro de Acolhimento “Girassol”
Descerramento de placa comemorativa

15h00 | Auditório da Resinagem
Apresentação Livro no “Elucidário do Pinhal do Rei”, da autoria de Gabriel Roldão

17h00 | Casa da Cultural Teatro Stephens
Gala de Talentos
Gala organizada pelo Município, no âmbito da Semana da Educação e Juventude da Marinha Grande, que pretende dar a oportunidade aos jovens, até aos 18 anos, de mostrarem o seu talento para a música.

Ficha Técnica e Artística |
Produção: Rádio Clube Marinhense
Classificação Etária | M/ 6 anos
Duração | 120 minutos
Entrada gratuita

O arranque do programa comemorativo do centenário teve lugar no passado dia 20 de janeiro, no Edifício da Resinagem, com a apresentação do livro “A Restauração do Concelho da Marinha Grande em 1917”, da autoria de Gabriel Roldão e Luís Abreu e Sousa e edição do Município.

Este estudo histórico compila vários documentos e fotografias da época, que retratam o contexto em que se desenrolou este acontecimento, que devolveu autonomia administrativa e política à Marinha Grande, através da Lei n.º 644, publicada no Diário do Governo, no dia 20 de janeiro de 1917.

Até ao final do ano, serão realizados diversos eventos evocativos da efeméride.