Festas da Cidade 2015 foram um sucesso

As Festas da Cidade 2015 foram participadas por cerca de 65 mil pessoas, entre os dias 5 e 7 de junho, no Parque da Cerca, na Marinha Grande. A segunda edição do evento, organizado pela Câmara Municipal, superou as expectativas, facto com o qual o Executivo municipal se congratula.

João Só, Clã e D.A.M.A. foram os nomes mais conhecidos de um cartaz que incluiu outras atividades culturais, desportivas e de animação infantil comemorativas do Dia Mundial da Criança.

Este ano era esperada a presença de ainda mais público, relativamente à primeira edição do evento, realizada em 2014, e que contou com a presença de mais de 30 mil espectadores. No entanto, a melhoria e alargamento do cartaz do evento, este ano, fez disparar o público para cerca de 65 mil pessoas.

Este ano, o programa das comemorações do Dia Mundial da Criança foi agregado às Festas da Cidade, como forma de potenciar os dois eventos e de proporcionar ainda mais oferta de diversão ao público infantil, decorrendo nos dias 6 e 7 de junho, no Parque da Cerca.
Música, zumba e atividades infantis

As Festas da Cidade 2015 tiveram início na sexta-feira, 5 de junho, com a arruada do grupo Mimo's Dixie Band, pelo Parque da Cerca.

O músico João Só subiu ao palco cerca das 22h00, para o concerto de estreia do seu novo álbum “Até que a morte nos separe”, tendo tocado também temas de discos anteriores já bem conhecidos do público.

A primeira noite de espetáculo terminou com “Zumba at Night”, pelas instrutoras certificadas daquela disciplina de fitness Anabela Cantanhede e Filipa Carvalho. A mega aula noturna foi realizada por mais de meio milhar de alunos, aos quais se juntou algum do público presente, que se deixou contagiar pelos ritmos irreverentes do zumba.

No sábado, 6 de junho, decorreram as atividades do Dia Mundial da Criança, que levaram ao Parque da Cerca sete insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões, oficinas de percussão pelo grupo Tocándar e ateliês de sensibilização ambiental, que fizeram as delícias dos mais pequenos. No Campo da Portela realizou-se o Torneio Interescolas do 1º ciclo.

Ao final da tarde o Rancho Peixeiras da Vieira atuou em desfile pelo Parque da Cerca, seguindo-se a animação de rua dos Peña Kalimotxo.

A banda portuguesa Clã subiu ao palco cerca das 22h00, reforçando a qualidade musical que lhes confere já 23 anos de carreira. O público pulou, aplaudiu e cantou com a vocalista Manuela Azevedo ao som dos temas mais conhecidos do grupo, passados em revista naquele concerto, que centrou também atenção nas músicas do último álbum “Corrente”.

A noite terminou com a atuação da Bande Red que apresentou uma forte interação entre a animação e a música que interpretam.

O último dia das Festas da Cidade foi marcado pela continuação da comemoração do Dia da Criança, com a presença dos insufláveis e a realização de oficinas pedagógicas.

O primeiro concerto da noite foi de Carlos Vicente Trio, com o público a assistir à interpretação de temas de rock e de muitas músicas de intervenção, pelos músicos Carlos Vicente (guitarra e voz), Tó Zé Oliveira (baixista) e Carlos Saldanha (baterista).

O evento encerrou com o concerto mais participado de todos, em que a jovem banda “Deixa-me Aclarar-te a Mente Amigo” que é o significado da sigla D.A.M.A – constituída por Francisco Maria Pereira, Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho, pisou o palco do Parque da Cerca e foi acompanhada pelos cerca de 30 mil espectadores presentes. Temas como “Às vezes”, “Luísa” e a “Balada do Desajeitado” foram músicas que integram o álbum de estreia “Uma questão de princípio” e que os fãs comprovaram saber de cór.

Durante o fim-de-semana, decorreram ainda o Torneio Minibasket, dinamizado pelo Sporting Clube Marinhense, e demonstrações de Patinagem de Velocidade com simulação de provas, pelo Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.

Durante os três dias funcionaram tasquinhas, que serviram petiscos, asseguradas por associações do concelho.

As Festas da Cidade contaram com a parceria de cerca de 30 associações do concelho; o patrocínio das empresas Sagres, Intermarché Marinha Grande e LPM Automóveis; e o apoio de Delta Cafés, Valorlis, PSP – Policia de Segurança Pública, TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande, Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Cruz Vermelha Portuguesa.

A Câmara Municipal da Marinha Grande agradece a todos os grupos, músicos e entidades, envolvidos na organização do evento, bem como às milhares de pessoas que participaram nas atividades e que conferiram espetacularidade ao passado fim-de-semana.