Gala de poesia evoca Afonso Lopes Vieira

Poesia, música e projeção multimedia são os elementos principais da Gala Remix Afonso Lopes Vieira que terá lugar no dia 21 de março (sábado), pelas 21h30, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, assinalando também o Dia Mundial da Poesia.

A Gala irá apresentar uma peça audiovisual sobre o que inspirou o poeta Afonso Lopes Vieira; e um retrato do seu mar, do seu pinhal e da génese da sua obra, onde São Pedro de Moel ocupa o papel principal. Serão recitados poemas do autor enquanto uma muito livre abordagem sonora ambiental e uma igualmente livre componente visual completam a experiência.

Para o efeito, o músico Carlos Martins compôs músicas inspiradas no poeta, que se constituirão como banda sonora do espetáculo, durante o qual António Cova irá assegurar momentos de “spoken words”.

A Gala irá divulgar os vencedores de cada uma das duas categorias Grande Prémio de 500 euros e Prémio Revelação (até 23 anos de idade) de 250 euros, de entre os cerca de 100 concorrentes ao Concurso Literário “O poeta da saudade”.

O júri integra Cristina Nobre (investigadora da obra de Afonso Lopes Vieira), Paula Carvalho (em representação da Livraria Arquivo) e António Martinho (autor premiado).

O concurso foi promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pela Preguiça Associação Criativa, com o apoio do Grupo Iberomoldes.

O preço dos bilhetes da Gala Remix Afonso Lopes Vieira é de 5 euros, devendo as reservas ser feitas através do email teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.

Ficha técnica e artística

Música e vídeo: Carlos Martins